Dono de pousada consumida por lama ‘anunciou’ desastre em Brumadinho: ‘Cenário horrendo’

Márcio Mascarenhas fundou a pousada (Reprodução/Facebook)

Foram identificados nesta quarta-feira (30) os corpos do empresário Márcio Paulo Mascarenhas e do filho dele Márcio Coelho Barbosa Mascarenhas, ambos vítimas fatais do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na região metropolitana da capital. Mascarenhas, o pai, era dono da pousada Nova Estância, que foi destruída pelo mar de lama que atingiu a cidade na sexta-feira (25). Cleo Mascarenhas, mulher dele, foi encontrada dias antes e foi sepultada na segunda-feira, em BH. O número de mortos subiu para 84 e 276 estão desaparecidos.

No mesmo dia em que o corpo de Mascarenhas e do filho foram identificados, internautas de diferentes partes do país repercutem um post escrito pelo empresário, no Facebook, há cerca de um ano. No perfil que mantinha na rede social, o empresário fez uma espécie de desabafo falando sobre observar o “cenário horrendo” de um “futuro que começou a décadas atrás”.

No post, com data de 3 de fevereiro de 2018, o dono da pousada fez referências a atividades de mineração em Brumadinho e na região. “Estão acabando com tudo em volta. Onde antes era uma mata atlântica cheia de nascentes, hoje está virando um deserto empoeirado e sem vida”, escreveu no início do texto. “O que é mais importante, o dinheiro ou as pessoas que morrem de doenças pulmonares respirando esse pó poluído com minerais pesados e bebendo água misturada com esse mesmo veneno?”, questionou, gerando discussões nos comentários.

Veja abaixo!

Entre as opiniões sobre o post, uma chamou a atenção de Mascarenhas que respondeu: “Como já tô véi, não pretendo assistir a esse fim”. Nesta quarta-feira (30), uma internauta voltou ao post, assim como dezenas de outros usuários da rede, e comentou: “Mal sabia ele que essa ganância ceifaria sua vida! Lamentável, que tristeza meu Deus, até quando?”.

Quem já foi ou acessou o site da Nova Enstância, antes do rompimento da barragem, encontra agora cenários diferentes, tanto no endereço on-line do empreendimento quanto em Brumadinho. Um comunicado na página da pousada informa que a sede foi atingida, o que contrasta com fotos e vídeos do lugar. O que era aconchego e paz tornou-se lama.

Reprodução/Nova Estância
Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!