[Farsa ou Fato] Soldado israelense resgatou bebê soterrado em Brumadinho?

Reprodução/Facebook + Bárbara Ferreira/BHAZ

Circula pelas redes sociais, desde a última semana, um vídeo que impressiona internautas de diferentes partes do país. As imagens repercutem por mostrar, supostamente, um soldado israelense resgatando um bebê soterrado em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde barragens da Vale se romperam no último dia 25. A gravação publicada no Facebook já foi vista mais de 113 mil vezes e conta com outros quase 4 mil compartilhamentos.

As últimas atualizações do Corpo de Bombeiros de Minas dão conta de que o número de mortos subiu para 99, sendo 57 já identificados. Os que seguem desaparecidos são, por sua vez, 259. E, segundo a corporação, as tropas israelenses que voltam ao país de origem nesta quinta-feira (31) ajudaram a encontrar, de forma conjunta, 35 corpos em meio à lama de rejeitos.

Mas, será que um soldado israelense realmente resgatou um bebê soterrado?

No vídeo é possível ver um homem fardado segurando um bebê machucado e empoeirado nos braços. O responsável pelo resgate se emociona e vai às lagrimas diante do salvamento do criança. Nos comentários, internautas se dividem quanto à veracidade das informações divulgadas junto ao post. Por outro lado, muitos elogiam os soldados israelenses e agradecem a colaboração e a solidariedade com o Brasil na tragédia de Brumadinho.

Nas imagens não há nenhum elemento que ajude a identificar se o soldado é israelense ou não. No entanto, em uma busca no próprio Facebook, é possível encontrar o mesmo vídeo com uma legenda diferente. Desta vez, com a informação de que tudo ocorreu na Síria.

Fazendo outra busca, por meio do Google, é possível localizar um vídeo no YouTube de onde saíram as imagens que deram origem aos vídeos postados na rede social. Elas foram publicadas pela rede de TV norte-americana ABC, ainda em 2016. Trata-se de um resgate envolvendo Capacetes Brancos, um grupo de voluntários que atua na guerra civil da Síria. “Socorrista chora após puxar bebê de escombros na Síria”, diz a legenda da postagem, em tradução literal.

A cena foi registrada depois de um ataque aéreo na cidade de Idlib, em 30 de setembro de 2016, e virou assunto em todo o mundo. Além disso, olhando fotos, é nítida a diferença dos uniformes dos israelenses e dos capacetes brancos. Portanto, a informação de que o vídeo mostra um soldado israelense resgatando um bebê soterrado em Brumadinho trata-se de uma Farsa.

Israelenses em Brumadinho usam capacetes amarelos e têm Estrela de Davi nos uniformes (Divulgação/AgênciaBrasil)

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!