‘Foco de dengue’: Piscina de hotel abandonado em BH é provável criadouro de mosquito Aedes aegypti

WhatsApp/Reprodução

Um hotel abandonado no Centro de Belo Horizonte foi flagrado com possíveis focos de dengue. Em um vídeo, é possível ver uma piscina cheia com água parada, no antigo Minas Sol Hotel, na rua da Bahia, 1.040. Belo Horizonte vive uma epidemia de dengue, com 6.280 mil casos confirmados e 18.894 mil em investigação. De acordo com a prefeitura, uma vistoria é feita no local a cada 15 dias.

+ Surto de dengue: Casos aumentam 1000% e Minas decreta situação de emergência

O dono do hotel, Jairo Rodrigues, foi preso em 2013 e em 2016 por sonegação fiscal, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Desde então, o local está abandonado. A piscina do hotel está cheia, já com uma cor esverdeada e com entulhos.

No vídeo, a pessoa que filmou faz um alerta. “Foco de dengue na rua da Bahia, Belo Horizonte, Minas Gerais”.

Prefeitura se posiciona

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou ao BHAZ que o hotel recebe vistoria a cada 15 dias.

“O hotel localizado à Rua da Bahia 1.040 é considerado como um Ponto Estratégico, ou seja, recebe vistorias dos agentes de combate a endemias de 15 em 15 dias, para controle químico”, diz trecho da nota.

Ainda de acordo com a PBH, em 2019, em toda a cidade, já foram realizadas 1.107.400 vistorias de rotina. Os agentes também atendem denúncias da população, por meio do 156 (Central de Relacionamento Telefônico – BH Resolve) ou pelo Sistema de Atendimento ao Cidadão – SACWEB (www.pbh.gov.br/sac). Em 2019 já foram atendidas 1.302 denúncias.

O BHAZ tentou contato com a administração do Minas Sol Hotel, mas não conseguiu falar com nenhum representante do local.

Centros de Atendimento à Dengue abertos no feriado

Nesta quarta-feira (1º), três Centros de Atendimento à Dengue (CAD) estarão aberto para reforçar o atendimento exclusivo aos casos da doença na cidade. Para isso, foram contratados 105 profissionais, sendo 48 médicos, 24 técnicos de enfermagem, 15 enfermeiros e 18 técnicos de laboratório.

A abertura dessas unidades, com capacidade para atender em torno de 500 pessoas por dia, é mais uma ação do plano de contingência programado pela PBH e tem como objetivo agilizar os atendimentos, ampliar o acesso da população à saúde e reduzir a espera nas UPAs.

Os CADs estão localizados nas regionais:

  • Barreiro (Praça Modestino Sales Barbosa, 100 – Bairro Flávio Marques Lisboa);
  • Nordeste (Rua Joaquim Gouvêia, 560 – Bairro São Paulo);
  • Venda Nova (Rua Padre Pedro Pinto, 175 – Venda Nova, no 2º andar).

Parceria entre Governo de MG e PBH

O Governo de Minas Gerais, por meio da Polícia Militar, e em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, lança uma ação humanitária que busca proporcionar o aumento do atendimento a pessoas com suspeita de dengue.

Parte da estrutura do Hospital de Campanha da PM será disponibilizada para reforçar a atenção aos pacientes no CAD Barreiro. A regional Barreiro lidera o número de casos confirmados e suspeitos de dengue na capital.

Médicos e enfermeiros militares estarão disponíveis no local de 8h às 20h, a partir desta quinta-feira (2). Serão cinco médicos, sendo dois pediatras, por turno. A capacidade de atendimento será reforçada em, no mínimo, 180 pacientes por dia. 

Mosquito modificado

Em um projeto ainda recente no Brasil, a Prefeitura de Belo Horizonte quer modificar geneticamente os mosquitos Aedes aegypti existentes na capital e região metropolitana.

“Estamos montando um insetário para a criação de um mosquito Aedes aegypti modificado, com a bactéria Wolbachia. Esse nova espécie é incapaz de abrigar qualquer vírus”, explica Jackson Machado Pinto, secretário municipal de Saúde .

“No futuro, o objetivo é que os mosquitos de BH e região metropolitana não sejam mais capazes de abrigar ou transmitir o vírus. Na Austrália, a dengue foi extinta com essa estratégia. E, ela ecologicamente é perfeita. Não usa inseticida ou qualquer produto que faça mal à saúde humana”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!