Aporte de R$ 800 mil: Museus de Sant’Ana e do Oratório voltarão a funcionar

Reprodução/Facebook Museus de Sant’Ana e do Oratório

Os museus do Oratório, em Ouro Preto, e de Sant’Ana, em Tiradentes, voltarão a funcionar em um mês. Por falta de recursos financeiros, os espaços estão fechados há uma semana e todos os funcionários entraram em férias coletivas. O que possibilitará a volta das atividades é o aporte financeiro no valor de R$ 800 mil feito pelo Instituto Itaú Cultural ao Instituto Flávio Gutierrez, que mantém os museus.

Ao BHAZ, a presidente do instituto, Ângela Gutierrez, disse que o aporte foi obtido após conversas com os responsáveis pelo Itaú Cultural. “Graças a Deus que o aporte está confirmado. Nós ainda não recebemos os valores pois a burocracia é muita. Mas com esta quantia, nossos problemas estarão resolvidos por alguns meses”, disse.

Nas conversas com o Itaú Cultural, Ângela apresentou a situação financeira vivida pelo instituto, assim como projetos para o futuro.

A atual dificuldade financeira enfrentada sé dá, segundo Ângela, pela aplicação da Lei Rouanet. “Pessoas que utilizaram essa lei de forma errada prejudicaram muitos que, assim como nós, utilizava-a da forma correta. Essa lei é ótima, porém agora ficou muito difícil manter os projetos culturais sem ela”, desabafa.

Com a lei citada, Ângela conta que consegue manter, por exemplo, o Museu do Oratório que há 21 anos, como ela define, “é um sucesso e atrai pessoas de várias partes do mundo”. A expectativa é de conseguir “sobreviver por alguns meses” com o aporte financeiro.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!