Defesa Civil confirma movimentação de estrutura de barragem em Barão de Cocais

Google Earth/Reprodução

Uma estrutura da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, na região Central de Minas, teve movimento registrado nessa terça-feira (14). De acordo com a Defesa Civil, a talude Norte está se movimentando, mas ainda não é possível precisar a distância do deslocamento.

“Houve uma movimentação no talude, mas não conseguimos falar o tanto. O que podemos afirmar é que está sendo monitorado pela Defesa Civil, nossas atenções estão totalmente voltadas para isso”, explica o porta-voz da Defesa Civil de Minas Gerais tenente coronel Flávio Godinho.

O talude (parede) da cava, que encontra-se atrás da barragem, demonstrou uma movimentação, o que indica uma possível queda de uma rocha no interior da cava. Segundo os técnicos, não se pode precisar o tamanho exato da rocha, tão pouco quando pode acontecer.

Segundo a Vale, a empresa “está avaliando as possibilidades de eventuais impactos sobre a barragem Sul Superior, distante aproximadamente 1,5km da área do talude. As autoridades competentes foram envolvidas para também avaliarem a situação e, em caso de necessidade, definirem as medidas preventivas a serem tomadas. A cava e a barragem são monitoradas 24h”. 

A barragem Sul Superior está em nível 3 desde o dia 22 de março e a Zona de Autossalvamento (ZAS) já havia sido evacuada preventivamente em 8 de fevereiro. Foram retiradas 443 pessoas nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, todas situadas em Barão de Cocais. Atualmente, estão em hotéis, casas de parentes ou locais alugados pela Vale.

Ainda de acordo com a empresa, todas as medidas preventivas “para este cenário já foram tomadas, incluindo a realização de simulados de emergência com moradores da Zona de Segurança Secundária (ZSS).  Também em março, a Defesa Civil e a Vale equiparam a ZSS com sinalização das rotas de fuga. Foram implantados pontos de encontro que funcionam 24h com equipes preparadas para o pronto atendimento à população”.


SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!