Sensação de -8ºC! BH tem madrugada gelada e Minas registra dia mais frio do ano, no Sul do Estado

Amanda Dias/BHAZ

A passagem de uma massa de ar polar continua deixando os dias frios em Belo Horizonte e nas demais regiões de Minas Gerais. Se levantar da cama nesta segunda-feira (8) foi difícil, pode se preparar, pois a previsão do tempo garante que o frio intenso permanecerá até a quarta-feira (10).

Em conversa com o BHAZ, o meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disse que apesar do frio não há possibilidade de chuvas na capital. “Durante a semana, os dias serão de céu claro, mas sem a formação de nuvens. A massa de ar polar está atuando sobre toda a região Centro-Sul do país e, em Minas, desde sábado. Ela tem como característica noites frias e baixa umidade do ar à tarde”, conta.

Nesta segunda (8), a menor temperatura registrada em BH foi na estação Cercadinho. Por lá, os termômetros marcaram 7,2ºC com a sensação térmica de –8ºC, às 7h. Na Pampulha, foram 10ºC e a sensação ficou na casa de 4,5ºC. Cléber explicou que a altitude do local, aliado com os ventos, faz a sensação de frio ser maior. A máxima para hoje é de 23ºC.

Se Belo Horizonte registrou nesse domingo (7) seu dia mais frio do ano, com 5,7ºC, nesta segunda foi a vez do Estado. Em Monte Verde, no Sul de Minas, os moradores tiveram que se agasalhar bastante, pois a temperatura chegou a -2,8ºC.

Ao longo desta semana, a massa de ar polar tende a perder força e com isso os termômetros poderão subir, mas certo é que o agasalho será uma roupa indispensável.

Nas demais regiões de Minas, o céu ficará parcialmente nublado com nevoeiros pela manhã no Vale do Jequitinhonha, Rio Doce, Mucuri e Zona da Mata. Para as outras, o céu ficará claro com névoa seca na parte da tarde.

Cuidados no tempo seco

Como o meteorologista Cléber Souza destacou, apesar do frio à noite, as tardes serão de tempo seco. A umidade relativa do ar poderá ficar abaixo de 30% durante toda semana e isso requer alguns cuidados.

Confira algumas recomendações:

  • Beber muita água por dia, água de coco e sucos naturais;
  • Dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda, colocar uma bacia com água.
  • Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
  • Evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele;
  • Em caso de problemas respiratórios procurar um especialista.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!