Policiais ‘desfilam’ com homem negro amarrado e imagem viraliza: ‘Humilhação desnecessária’

Reprodução/Twitter

Moradores da cidade de Galveston, localizada no Texas (EUA), registraram o momento em que dois policiais brancos, montados em cavalos, conduziam um homem negro preso por uma corda até uma delegacia. Fotos que mostram a cena foram publicadas nas redes sociais e a ação dos agentes provocado polêmica desde então. Os cliques foram feitos no último sábado (3). As informações são da CBS Houston.

O homem que aparece nas imagens a pé trata-se de Donald Neely, de 43 anos. Ele foi preso por invasão de propriedade privada e obrigado a caminhar por cerca de oito quarteirões até a delegacia em questão. Na web, internautas demonstraram revolta e choque com o tratamento dado a ele. Muitos relacionaram a situação com a época da escravidão.

Nessa terça-feira (6), o chefe da polícia local divulgou um pedido de desculpas público. Vernon Hale afirmou que a atitude tratou-se de um “erro de julgamento dos policiais” e que eles deveriam ter esperado uma viatura chegar ao local para então conduzir o homem. Ele argumentou ainda que o preso passou por uma “humilhação desnecessária” e explicou que a técnica utilizada pelos policiais é “indicada em alguns cenários”, como para “controlar uma multidão” e que não foi utilizada corretamente.

“Meus policiais não tiveram intenções maliciosas no momento da detenção, mas nós imediatamente falamos com a polícia para prevenir o uso desta técnica e eles irão rever todo o treinamento e procedimentos em busca de métodos mais apropriados”, disse em um trecho do comunicado. Apesar disso, de acordo com a CBS Houston, os policiais envolvidos não foram punidos.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!