Padre Fábio de Melo é atacado após criticar ‘saidinha’ de Nardoni no Dia dos Pais e deixa Twitter: ‘Deixou de ser saudável’

TV Globo/Reprodução + Instagram/Reprodução

Após a divulgação da “saidinha” de Dia dos Pais de Alexandre Nardoni, que foi condenado por matar a filha Isabella em 2008, Padre Fábio de Melo fez críticas pelo Twitter, nessa quinta-feira (8). De acordo com o religioso, o indulto deveria ser concedido, para ele, somente no Dia de Finados. Após ser atacado, o religioso se despediu da rede social.

“Não entendo de leis, mas a ‘saidinha’ deveria ser permitida somente no dia de finados. Para que visitassem os túmulos dos que eles mataram”, disse o padre ao compartilhar uma matéria.

Após a publicação, o religioso foi atacado por algumas pessoas. “É direito deles, que precisam ser ressocializados. Até porque, precisam sair em algum momento. Eles não saem porque é Dia dos Pais, saem porque têm direito mesmo”; e “Não entendo muito de bíblia, mas não tinha alguma coisa lá sobre perdão?” foram alguns dos comentários.

Outras apoiaram a opinião do padre. “Não deviam sair é nunca!!! Deixa mofar numa cela escura! Não tem ressocialização pra assassino não!”; “A esquerda não cansa de defender bandido, cadê o cérebro desse povo?”.

Padre deixa o Twitter

Com a repercussão negativa, o padre fez outras postagens explicando sua opinião, e decidiu abandonar sua conta no Twitter. Segundo ele, o ambiente “deixou de ser saudável”, e que tem uma “saúde emocional a ser cuidada”.

Na sequência de publicações, o padre diz que o Twitter sempre foi um lugar de encontro. “A Àgora dos nossos tempos. O ponto de reunião improváveis. Falei e fiquei amigo de quem não passaria na porta da minha igreja. Foi bom”. Ele continua e diz que, desde que fez a primeira postagem sobre Alexandre Nardoni, vem sendo acusado de “justiceiro, desonesto, desinformado, canalha e outros nomes impublicáveis”.

O religioso encerra agradecendo aos amigos que fez pela rede social, dizendo que se “divertia muito” e pede para que rezem por ele.

Com a despedida do padre, muitas pessoas pediram sua permanência no Twitter, afirmando que ele faz a diferença com suas postagens.

Entenda a ‘saidinha’ de Nardoni

Todo ano, ao se aproximar de datas como o Dia das Mães, dos Pais ou das Crianças, presos recebem indultos para deixar a prisão de forma temporária. As redes sociais se enchem com a polêmica envolvendo criminosos famosos – condenados, por exemplo, por matar a mãe ou a filha, como no caso de Nardoni. Mas, afinal, por que eles pode sair?

É preciso entender, primeiramente, a diferença entre “indulto” e “saída temporária”, os dois previstos por lei.

Popularmente conhecida como “saidinha”, a saída temporária está prevista na Lei de Execução Penal (Lei n° 7.210/84), e pode ser concedida para presos que já estejam cumprindo pena em regime semiaberto. Ela geralmente acontece em datas comemorativas, com a Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal, dentre outras. Com isso, o preso pode ficar com sua família por até sete dias, e pode ser repetido por até cinco vezes durante o ano.

Já o indulto é o perdão judicial concedido por meio de decreto da Presidência da República (art. 84, inc. XII da Constituição Federal). O benefício é concedido de forma coletiva a todos que preencham características presentes no texto, só passando a valer depois de concessão judicial. O indulto pode ser total, pleno, que acaba com toda a pena, ou parcial, diminuindo a sentença.

Mais informações sobre o tema podem ser conferidas no site da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará aqui.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!