Idade certa para namorar? Atriz global de 15 anos e jogador de 17 são alvo de polêmica

Reprodução/Instagram

A atriz Mel Maia, que pode ser vista atualmente na novela A Dona do Pedaço, da Globo, está no centro de uma polêmica que movimenta as redes sociais desde que ela foi vista beijando um jogador de futebol em uma balada no Rio de Janeiro, no início deste mês.

A artista tem 15 anos e o novo “crush” dela 17. As idades dos dois fizeram com que eles se tornassem alvo de comentários, a maioria deles negativo, a respeito de existir, ou não, uma idade ideal para que adolescentes engatem um relacionamento. O BHAZ conversou, nesta terça-feira (13), com um psicólogo e psiquiatra para entender melhor a questão.

Ver essa foto no Instagram

Oi ?

Uma publicação compartilhada por MEL MAIA (@melissamelmaia) em

Muita gente não sabe, mas a atriz terminou, recentemente, um namoro de quase dois anos com o estudante Erick Andreas. Os dois começaram a se relacionar quando ela tinha 13 e ele 14. Mas, ao contrário do que ocorre agora, com o jogador João Pedro, do Fluminense, o antigo casal não atraiu tanto os holofotes. Mas, o que mudou? Para alguns, as críticas direcionadas aos “pombinhos” tem a ver com racismo velado, já que o rapaz é negro.

Ver essa foto no Instagram

??????

Uma publicação compartilhada por João Pedro (@joaaopedro.oficial) em

Um usuário do Twitter levantou tal discussão em uma postagem que já tem mais de 17 mil compartilhamentos. “A gente sabe o motivo do pessoal achar isso errado. Tem nada a ver com a idade não”, escreveu na legenda. E nos comentários, muita gente concordou: “Não falavam nada porque o antigo namorado dela era branco”, escreveu uma. “Ninguém nunca deu palpite nos namorados da Larissa Manoela”, comentou outra, fazendo referência à atriz do SBT. “A resposta começa com RA e termina com CISMO”, disse uma terceira. Veja o post abaixo!

Apesar de toda a repercussão sobre o novo romance, Mel e João Pedro ainda não comentaram as críticas que têm recebido publicamente. Nessa segunda-feira (12), o casal publicou fotos e vídeos de um jantar no restaurante Paris 6, um dos preferidos dos famosos. Ou seja, eles vão “muito bem, obrigado”. E como não poderia ser diferente, mesmo com os comentários negativos, os dois já têm até fã clube nas redes sociais, onde são chamados carinhosamente de “Jomel”.

Ver essa foto no Instagram

BUNITCHENHOS! ? Afs muito lindos #jomel ❤?⚽️

Uma publicação compartilhada por fc.jomel.oficial (@melissa_joao_ofiiciial) em

Idade certa para namorar?

O BHAZ conversou com o psicólogo e psicanalista Eduardo Lucas Andrade para entender melhor o que deve ser observado diante de adolescentes que resolvem, com o consentimento dos pais, namorar. Existe idade certa para um relacionamento? O especialista diz que não.

“Não existe idade certa para relacionamento. Todo mundo se relaciona desde que nasce, o que muda é a estruturação da relação. O que não deve ocorrer são relacionamentos que colocam as pessoas em situações em que elas não podem responder sobre aquilo. E isso vai de cada um”, conta. “Quando pensamos na adolescência, as singularidades vêm à tona. Algumas pessoas conseguem avançar nessa questão e outras são mais lentas, vão aos poucos. Respeitar as características de cada um, acompanhar e amparar são formas de entender o que está realmente ocorrendo”, pontua.

Para o psicólogo, os pais e responsáveis por crianças e adolescentes devem desempenhar um papel importante quando o tema namoro surge. “É preciso lembrar primeiro que os pais e responsáveis são adultos e que eles têm uma função a cumprir. Orientar e preservar as crianças e adolescentes dos perigos, como isso irá ocorrer, não permitir diante de riscos, são avaliações que devem ser feitas observando um contexto”, explica.

Andrade ainda observa que o diálogo é a melhor forma para que pais e responsáveis lidem com filhos adolescentes que demonstram desejo ou intenção de entrar em um relacionamento. “É preciso acolher essas demandas, mas acolher não é necessariamente concordar. Trata-se de promover um diálogo e escutar de forma não superficial, para que as orientações sejam dadas de acordo com o contexto. Não dá para opinar quando não estamos próximos”, avalia. “É possível construir um modelo que seja saudável, em que haja amparo. Os adolescentes vivem uma fase em que amparo é necessário, assim como o laço social e fazer parte de grupos. O relacionamento de namoro, de adolescentes, ou quando a criança fala em namorar, é diferente dos adultos. Cabe aos responsáveis ter uma escuta atenta e entender o que os adolescentes e crianças estão falando”, diz.

O psicólogo também sugere que pais e responsáveis, assim como os próprios adolescentes, sejam assistidos por profissionais caso dificuldades de lidar com tais situações surjam. “Se o adulto perceber que não consegue manejar, que a situação gera desgastes e conflitos, pode procurar ajuda profissional. O adolescente também caso este sinta que a situação esteja gerando adoecimento, tristeza exacerbada e perda da qualidade de vida”, conta.

“O acolhimento e orientação sem julgamento prévio é munição para que os adolescentes possam se armar de recursos e consigam lidar com relacionamentos que podem se tornar abusivos em qualquer fase da vida. Em um primeiro momento, quando o tema é tomado como tabu, pode existir a ilusão de que as coisas devem ser todas aceitas, mas não é bem assim. É necessário comparar, dialogar, ter armas simbólicas para que se tenha uma potência preventiva a fim de evitar problemas no futuro”, finaliza.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!