Home Notícias Minas Gerais Curte café? Cidade mineira terá campeonato de barismo, música e muito mais

Curte café? Cidade mineira terá campeonato de barismo, música e muito mais

Se você curte café e tudo que envolve o mundo da bebida, não pode perder a dica a seguir: a cidade de São Lourenço, no Sul de Minas, receberá nos próximos dias 16, 17 e 18 de agosto a São Lourenço Coffee Music, com uma competição entre baristas de diversas regiões. Na iniciativa, eles vão concorrer em duas modalidades dos Campeonatos Brasileiros e Barismo.

Segundo o diretor da Production Eventos, Milton Furtado, organizador do São Lourenço Coffee Music, Minas Gerais ocupa uma posição de destaque no cenário do café no Brasil e, por isso, é o palco ideal para a realização de um evento importante como este. O país é o maior produtor e exportador de café no mercado mundial e ocupa a segunda posição entre países consumidores da bebida. Minas, por sua vez, lidera produção nacional com 50% do café brasileiro, além de ser uma das principais fontes de cafés especiais do Brasil.

“Os principais baristas do Brasil estarão em São Lourenço, porque além da relevância nacional, a prova levará os vencedores a representar o Brasil no Campeonato Mundial em 2020”, observa o organizador.

O Campeonato Brasileiro de Barismo será disputado nas categorias Coffee in Good Spirits, que destaca as habilidades de mixologista do barista, com a combinação de cafés e bebidas alcóolicas; e Latte Art, na qual os profissionais devem demonstrar criatividade na execução de desenhos no café, utilizando leite.

Em torno dos Campeonatos, a Production Eventos montou uma extensa programação para quem quiser curtir o fim de semana, com uma boa música e atividades relacionadas com a cultura do café, tais como workshops, palestras, rota do café especial (para as pessoas acompanharem todo o processo de produção, do pé à xícara), Coffee Sunset (pôr do sol com café) e até um voo de balão sobre a Fazenda Sertão, uma das principais propriedades produtoras da região.

Os Campeonatos Brasileiros de Barismo serão realizados nos dias 16, 17 e 18 de agosto, na Praça Brasil, que fica no centro de São Lourenço, num espaço de 2.000m². No local, as pessoas poderão participar de workshops com Mariana Proença, da Revista Espresso, que vai falar sobre o tema “Cafeterias e Tendência de Consumo”; com Francisco Rabelo, mestre e instrutor de torra, que vai abordar o tema “A Ciência da Torra”; e com Luiz Paulo Filho, diretor da Exportadora Carmocoffees, que vai falar sobre “Varietais Exóticas, Fermentações e Tendências de Mercado”.

A programação do São Lourenço Coffee Music também inclui palestras com grandes personalidades, como Luiz Salomão, diretor da empresa Bunn, que vai falar sobre “A Qualidade da Água e sua Influência no Preparo do Café”; o médico Alex Ribeiro, da Unimed Circuito das Águas, que vai abordar “Café e Saúde – Mitos e Verdades”; e Carolina Barreto, da Café Três Corações, que vai explorar os temas “Projeto Florada” e “Rituais – Linha de Cafés Especiais da Três Corações”.

Para relaxar no final de cada dia, a Praça Brasil será palco de vários shows, com as bandas “De Assis Trio”, “Coyotes”, “Gabriel Laender”, “Moonhead” e “Dino”.

O São Lourenço Coffee Music, que reúne 42 participantes e tem uma expectativa de público de três mil pessoas, será transmitido via internet pelas redes sociais do evento para 123 países.

Milton Furtado, da Production Eventos, ressalta a importância do apoio do Governo de Minas Gerais na realização do evento. “O Estado é responsável por 54% da produção no País e é uma das principais fontes de cafés especiais e o café tem uma grande importância no nosso cenário econômico e social”, afirma.

O projeto está sendo executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

São Lourenço Coffee Music

Onde? Praça Brasil, em São Lourenço, no Sul de Minas

Quando? 16, 17 e 18 de agosto de 2019 | de 10h às 24h, na sexta-feira (16) e sábado (17); e de 10h às 19h, no domingo (18)

Informações? www.productioneventos.com.br

Comentários