UPA é isolada após receber paciente com sintomas de sarampo; confira sintomas e cuidados

Henrique Coelho/BHAZ

Os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Região Centro-Sul de Belo Horizonte foram interrompidos por cerca de cinco horas nesta quarta-feira (21), após a entrada de um paciente com suspeita de sarampo. O homem, de 30 anos, mora no interior de São Paulo e havia desembarcado recentemente na capital mineira.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a unidade foi reaberta no meio da tarde após ser desinfectada. Pacientes, acompanhantes e funcionários que estavam no local foram vacinados.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que está em contato com o Ministério da Saúde (MS) e com a ANVISA para fazer o levantamento dos dados dos passageiros que estiveram no mesmo voo do paciente. O objetivo é orientar ações de bloqueio vacinal em pessoas que estiveram próximas ao caso.

Apesar disso, ainda não há previsão para a divulgação dos resultados e confirmação da suspeita.

Ampliação da vacina

A partir desta quinta-feira (22), a vacinação contra o sarampo será ampliada em BH para atender a recomendação do Ministério da Saúde. Todas as crianças entre seis e onze meses devem receber uma dose da tríplice viral.

As vacinas estão disponíveis nos 152 centros de saúde espalhados pela capital mineira. Confira o mais próximo de você aqui.

Dados da SES-MG revelam que, desde o início deste ano, foram notificados 190 casos suspeitos de sarampo provenientes de 73 municípios em Minas Gerais. Desses, 71,1% (135/190) foram descartados; 26,8% (51/190) estão sob investigação e 2,1% (4/190) casos foram confirmados, um deles sendo importado.

Sintomas

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode deixar sequelas por toda a vida ou até mesmo ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.

Os principais sintomas da doença são:

  • febre acompanhada de tosse;
  • irritação nos olhos;
  • nariz escorrendo ou entupido;
  • mal-estar intenso;

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Como prevenir?

O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.

Quem deve se vacinar?

  • Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
  • Primeira dose:  Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
  • Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Adulto deve se vacinar?

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

  • Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
  • Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

 Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

  • De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;
  • De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.

Grávidas podem tomar vacina?

A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.

O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.

Confira mais informações aqui.

Nota da SES-MG na íntegra:

“A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que foi notificada de que um paciente, sexo masculino, 30 anos, proveniente do Estado de São Paulo, deu entrada na UPA Centro Sul de Belo Horizonte nesta terça-feira (21/08), com suspeita de sarampo. Assim que tomou conhecimento do caso, a SES-MG iniciou as ações de controle que competem ao estado. O Centro de Informações Estratégias de Vigilância em Saúde da SES-MG (CIEVS Minas) está em contato com o Ministério da Saúde e ANVISA para fazer o levantamento dos dados dos passageiros que estiveram no mesmo voo e, assim, orientar a realização das ações de bloqueio vacinal. Além disso, o município de Belo Horizonte também já está mobilizado para realização do bloqueio de forma seletiva com a vacina tríplice viral em pessoas que estiveram próximas ao caso suspeito. Não há, no momento, previsão de quando saíra resultados, uma vez que o atendimento do caso ainda está em andamento.

Sobre os dados de sarampo, esclarecemos que os números mais recentes estão disponíveis no link do boletim epidemiológico do sarampo http://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/11371-boletim-epidemiologico-do-sarampo-07-08.

Mais informações http://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/11415-criancas-com-menos-de-um-ano-serao-vacinadas-contra-o-sarampo”

Nota da PBH na íntegra:

“A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa:

A UPA Centro Sul está funcionamento normalmente. Na manhã desta quarta-feira, 21/08, um paciente proveniente de outro estado deu entrada na UPA com suspeita de sarampo.

Todas as medidas foram tomadas para evitar a transmissão do sarampo. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve no local para ações de vacinação de pacientes, acompanhantes e funcionários. Outra medida executada, conforme o protocolo, foi a suspensão da entrada de novos pacientes na unidade e desinfecção do local.

O paciente foi transferido para unidade hospitalar. A Secretaria Municipal de Saúde também fez contato com o local em que o paciente estava hospedado para alertar sobre a necessidade de vacinação e atenção aos sintomas da doença”.

Com Ministério da Saúde

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!