Dietas da Moda: CRN-9 alerta os riscos para a saúde

Imagem Ilustrativa (Reprodução/Shutterstock)

#Publipost – Esta publicação é patrocinada

Uma vida mais saudável começa com a prática regular de atividades físicas e uma alimentação balanceada. No entanto, para alcançar o chamado “corpo perfeito”, muitas pessoas deixam a saúde em segundo plano e, para fins estéticos, vão em busca das dietas da moda.

Hoje em dia, com apenas alguns cliques, é possível encontrar dietas de emagrecimento fácil, dicas de digital influencers e até mesmo aplicativos que não possuem nenhum fundamento nutricional. Por isso, precisamos ficar cada vez mais atentos! Afinal, realizar uma dieta sem o acompanhamento de um nutricionista pode trazer uma série de problemas para a saúde, como a deficiência nutricional, causada pelo déficit de nutrientes necessários para manter o nosso corpo em funcionamento. Outros riscos também incluem perda de massa muscular, desidratação, estresse, cansaço e fraqueza.

Para ter uma ideia sobre como anda a insatisfação das brasileiras com o próprio corpo, o Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN-9), na semana em que é comemorado o dia de seus profissionais, levantou dados importantes sobre as razões pelas quais elas se arriscam com dietas radicais.

De acordo com dados do Instituto Sophia Mind, empresa de Pesquisa de Mercado do Grupo Bolsa Mulher, que estuda o comportamento de consumo feminino, cerca de 54% das mulheres afirmaram que não estão satisfeitas com a sua aparência. Os motivos principais para a insatisfação são o fato de as entrevistadas considerarem que estão acima do peso ideal e as temidas celulites.

Nesse contexto, é importante alertar que sustentar uma expectativa alta nos números da balança não é um bom caminho a se seguir. Segundo especialistas, perder peso é diferente de emagrecer. A perda de peso corresponde a ficar “mais leve” na balança. Logo, isso pode ser consequência tanto da redução de gordura, quanto da massa magra e líquidos corporais. O emagrecimento saudável, por sua vez, visa eliminar a gordura extra que é prejudicial à saúde.

É por isso que o nutricionista é o profissional apto para elaborar uma dieta personalizada para cada corpo. Ele é capaz de elaborar um plano alimentar consistente, levando em conta o biotipo, estilo de vida e as limitações que cada indivíduo possui. Tudo isso sem aterrorizar grupos alimentares e com todo o cuidado, para que você possa, definitivamente, fazer as pazes com o seu corpo. 

Pensando em alcançar um estilo de vida saudável para levar por toda vida? Acesse o site crn9.org.br e encontre um profissional para te ajudar.