Em cima da hora, Polícia Militar impede ‘1ª Parada LGBT do Aglomerado da Serra’

Moisés Santos/BHAZ

De Sinara Peixoto, Maria Eduarda Faria e Moisés Teodoro

A Polícia Militar embargou, no início da tarde deste sábado (7) a “I Parada LGBTQ+ do Aglomerado da Serra”. O evento estava previsto para ocorrer das 12h às 20h e já começava a reunir pessoas, quando os policiais argumentaram que, por falta de autorização, não seria possível a realização da parada.

+ Aglomerado da Serra terá primeira Parada LGBT e Lacraia é a homenageada: ‘Conta muito da nossa história’

Embora os organizadores tenham apresentado documentos com liberações assinadas pela BHTrans e pelo Batalhão de Trânsito da própria PM, o tenente Antônio Vieira, que comandou a intervenção na comunidade, disse ao BHAZ que a manifestação não poderia ser realizada. “O Batalhão de Trânsito autorizou, o da Serra, não”, concluiu.

No local, a advogada, professora de direito e assessora jurídica do Observatório das Quebradas Maíra Neiva Gomes lamentou a proibição e cravou: “Mais uma vez, é a demonstração de que existe uma segregação racial no brasil e ela é institucional e estrutural”, disse.

Maira Neiva, Advogada, Professora de Direito e Assessora Jurídica do Observatório das Quebradas (Moisés Santos/BHAZ)

“Foi embargado, sem negociação, embora a gente tenha feita o pedido, como determina a Constituição Federal, para realizar a reunião, desde seja pacífica e que não haja veículo parado”, afirma a advogada.

E finaliza: “as autoridades interpretam como se os sujeitos de favela não fossem cidadãos no Brasil. Como se não fossem seres humanos, pessoas, portanto não são portadores de direitos”, conclui Maíra.

A terapeuta Isabel Lima aguardava o início do evento, quando foi surpreendida pelo veto. “Eu vim para apoiar o movimento. Estou surpresa com essa repressão policial. Não há uma justificativa, essas pessoas podem se manifestar com liberdade, já é um direito adquirido” afirmou.

Isabel Lima, Terapeuta (Moisés Santos/BHAZ)

Jonathan Monteiro, estudante e morador do aglomerado, lamenta, mas diz que o ocorrido não é uma surpresa. “Reflete tudo o que a gente vem passando na atual conjuntura do nosso país, com ações do nosso próprio presidente da República cerceando os direitos LGBTQ+ no Brasil”. E declara: “Nós, da periferia, não temos direito ao lazer, à cultura e, quando tentamos trazer esse acesso, a gente tem como resposta do braço armado do estado, que é a Polícia Militar, a proibição de realizar uma expressão cultural”, finaliza.

Jonathan Monteiro, Estudante (Moisés Santos/BHAZ)

Organizadores e pessoas que foram ao evento seguiram para a Associação de Moradores do Cafezal, na rua Bela Vista, 56, onde pretendem se reunir com música e outras manifestações artísticas, como meio de resistência ao que consideram uma forma de repressão por parte da PM.

O evento

A ‘I Parada LGBTQI+ do Aglomerado da Serra’, seria realizada das 12h às 20 deste sábado (7), tendo como homenageada a dançarina de funk Lacraia. Artistas de vários estilos se apresentariam ao longo do dia em um trio elétrico.

Os coletivos @bsurdaBaile Funk da Serra e Observatório das Quebradas também participariam do evento, com o objetivo de “manifestar o amor e o respeito dentro do próprio aglomerado”, que é marcado por diversos fatores excludentes.

O ponto de partida seria a praça Central, Cardoso, e ponto final, a praça do Cafezal.

Segundo os organizadores, o evento havia sido licenciado pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, e liberação do Batalhão de Trânsito e da BHTrans.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!