BH tem dia mais quente do ano com novo recorde à vista: ‘Filial do inferno’

Amanda Dias/BHAZ + Twitter/Reprodução

Os belo-horizontinos estão sofrendo com o calor da capital. Na tarde desta quinta-feira (12), os termômetros marcaram 35,4ºC na cidade, sendo o dia mais quente do ano até agora. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é que o recorde seja quebrado nesta sexta-feira (13).

Por volta das 15h, Belo Horizonte teve o dia mais quente do ano, com 35,4ºC e umidade relativa do ar em 15%. A baixa umidade fez a Defesa Civil emitir um alerta válido até às 18h de amanhã. Para esta sexta-feira, os termômetros podem atingir os 36ºC, e mantendo a umidade relativa do ar.

Por conta das altas temperaturas, o Inmet emitiu, nessa terça-feira (10), o “Alerta Laranja”, com temperaturas 5ºC acima da média por período de três até cinco dias. O alerta é de perigo, com risco à saúde, e uma situação meteorológica perigosa. Veja no mapa e entenda:

Alerta Vermelho: Grande Perigo. Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional.

Alerta Laranja: Perigo. Situação meteorológica perigosa.

Alerta Amarelo: Perigo Potencial. Situação meteorológica potencialmente perigosa

Google/Reprodução

É valido lembrar que ainda estamos no inverno, que dura até o próximo dia 23. Até segunda-feira, não há previsão de chuva na cidade. Para o fim de semana, a tendência é de que as temperaturas registrem queda, com mínima de 17ºC, máxima de 30ºC, com umidade relativa do ar em 40%.

Com a situação atual, a Defesa Civil recomenda hidratação constante; dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água e evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas.

Sobre a alimentação, o órgão ainda alerta para que se evite frituras, dando preferência a alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas.

Nas redes sociais, os belo-horizontinos reclamam do calor intenso, que tem provocado um forte incômodo na população. Veja a repercussão:

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!