DE GRAÇA! Oficina de literatura incentiva criatividade e propõe debate

Reprodução/Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado

A partir deste sábado (26), até o dia 17 de novembro, o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, na região da Pampulha, em BH, vai realizar a Oficina Ritmo, Corpo e Palavra. O projeto contempla a pesquisa, promoção do potencial de criação da voz poética, e reflexões em torno da literatura produzida por autores e autoras negras. Não coincidentemente, a data escolhida é no mês da Consciência Negra.

De acordo com Babilak Bah, artista, poeta e arte-educador que vai ministrar a Oficina, o evento é uma oportunidade de apresentar ao público textos importantes da literatura brasileira, além de incentivar os participantes a ampliarem seu potencial criativo. “A oficina destina-se a pessoas que estejam abertas a desenvolver, experimentar, descobrir e vivenciar seu poder criativo em grupo”.

Além disso, a Oficina Ritmo, Corpo e Palavra tem como foco incentivar um debate, por meio de textos que apresentam a situação da população negra em seus territórios de vivência e conflito na sociedade brasileira. Os textos que serão trabalhados vão de Carolina Maria de Jesus até Racionais MCs e outros nomes de destaque.

Consciência Negra

O dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país, mas tradicionalmente no Brasil, a data é lembrada durante todo o mês de novembro por várias entidades. A data homenageia Zumbi dos Palmares, um africano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade. A data propõe ainda uma reflexão acerca da intolerância racial e religiosa contra cidadãos negros até hoje.

Oficina Ritmo, Corpo e Palavra

Quando? 26 de outubro a 17 de novembro, aos sábados e domingos, das 15h às 17h

Onde? Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 184 – Itapoã)

Quanto? GRATUITO

Inscrições: (31) 3277-7429 ou (31) 99913-9650

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!