Home Notícias Internacional Rússia abre investigação sobre “Baleia Azul” após possível ligação com morte de duas garotas

Rússia abre investigação sobre “Baleia Azul” após possível ligação com morte de duas garotas

O governo russo lançou uma investigação oficial acerca do jogo Baleia Azul, que incentiva o suicídio de crianças e adolescentes. Isso aconteceu após duas garotas morrerem nessa última semana após duas garotas, de 13 e 15 anos, morrerem atropeladas por um trem de cargas. As informações são do tabloide britânico “The Sun”.

As garotas estavam muito próximas à linha de trem quando foram atingidas pela locomotiva e arrastadas pela pista. O maquinista freiou, mas não conseguiu evitar a tragédia. Uma delas morreu na hora enquanto a outra foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu.

+ RELEMBRE: ‘Baleia Azul’: Minas tem primeira morte relacionada a jogo que incentiva suicídio (e precisamos falar sobre isso)

“Lavagem cerebral”

Algumas crianças da escola delas foram convocadas para checagem das redes sociais e apuração de possíveis ligações com os chamados “grupos da morte”. As autoridades locais entenderam que poderia haver a possibilidade de as duas estarem envolvidas com o jogo Baleia Azul ou outros desafios semelhantes.

O jogo, que tem origem russa, foi relacionado com a morte de diversas crianças mundo afora – incluindo no Brasil – nos últimos anos.

As vítimas do Baleia Azul sofrem uma espécie de “lavagem cerebral” por mentores a completarem cerca de 50 desafios, envolvendo automutilação, com o objetivo final de suicídio.

+ RELEMBRE: Menina de 11 anos se mata e garoto corta os pulsos: Como lidar com a volta da Momo e o suicídio infantil

No Brasil, os casos relacionados à Baleia Azul ficaram em evidência desde 2017. No ano passado, o “Desafio da Momo”, que tem dinâmica parecida, também assustou pais e responsáveis.

Comentários