Evo Morales renuncia ao cargo de presidente da Bolívia

José Cruz/Agência Brasil

Evo Morales renunciou ao cargo de presidente da Bolívia neste domingo (10). O vice, Álvaro García Linera, também já informou que vai deixar o posto.

Morales enfrenta manifestações desde o dia 21 de outubro, após as eleições gerais do país. Com uma apuração confusa e suspeitas de fraude eleitoral, ele conquistou, em primeiro turno, seu quarto mandato consecutivo. “Eu decidi, escutando meus companheiros, renunciar ao meu cargo da presidência”, disse Evo em pronunciamento.

Em publicação, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) comentou a queda de Evo no país vizinho. “Denúncias de fraudes nas eleições culminaram na renúncia do Presidente Evo Morales. A lição que fica para nós é a necessidade, em nome da democracia e transparência, contagem de votos que possam ser auditados”, disse.

Eleição polêmica

As eleições presidenciais bolivianas ocorreram em 20 de outubro. Morales obteve 47,07% dos votos, enquanto seu principal concorrente, Carlos Mesa, alcançou a 36,51%. Pelas regras eleitorais bolivianas, Morales foi declarado eleito, por ter obtido mais de 10% dos votos além de Mesa.

A apuração, no entanto, foi acompanhada por polêmica, com acusações de ambos os lados. Uma comissão de observação da Organização dos Estados Americanos (OEA) apontou problemas como a falta de segurança no armazenamento das urnas e a suspensão da contagem dos votos. Já na ocasião, o coordenador do Departamento de Observação Eleitoral, Gerardo de Icaza, disse que a credibilidade da Justiça Eleitoral no país estaria em dúvida e, por isso, mesmo que alcançada a diferença de 10%, deveria ser assegurado o segundo turno.

Diante da polêmica, Morales e líderes oposicionistas sugeriram que a OEA auditasse o resultado das eleições – e Morales convidou países como Colômbia, Argentina, Brasil e Estados Unidos a participarem do processo. Desde então, os protestos populares se acirraram, com oposicionistas chegando a estabelecer um prazo para que o presidente deixasse o cargo.

Protestos

Segundo a imprensa boliviana, nas últimas horas, houve ataques a residências, incluindo de familiares de Morales, e a prédios públicos. No Twitter, o presidente denunciou que “fascistas” incendiaram a casa dos governadores de Chuquisaca e Oruro, e também de sua irmã, Esther Morales. Emissoras de rádio e TV estatais, como a Bolívia TV, foram alvo de protestos.

Com Agência Brasil

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!