Novembro Azul: Hospital da Baleia oferece 2 mil exames de graça para diagnóstico do câncer de próstata

Hospital da Baleia/Facebook/Reprodução

Com o objetivo de facilitar o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Hospital da Baleia realizará 1 mil exames de PSA e 1 mil ultrassonografias gratuitas em Belo Horizonte. Os agendamentos começaram nesta segunda-feira 18 e os exames começam a ser feitos na terça (19).

O Ministério da Saúde alerta que, somente neste ano, mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata serão registrados. O Hospital está oferecendo os exames em parceria com a SMSA (Secretaria Municipal de Saúde) de Belo Horizonte.

Os preventivos serão feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e alguns critérios precisam ser seguidos:

Exames de PSA:

  • Homens acima de 50 anos;
  • Homens acima de 40 anos, que tiveram casos da doença na família, ou negros (a incidência da doença é duas vezes maior que nos brancos).

Ultrassonografias de próstata:

  • Homens que já estejam na fila pelo atendimento. Nesse caso, a SMSA fará o encaminhamento ao Hospital.

Para agendar o exame, o interessado deverá ligar para (31) 3489.1650 ou 3489.1669. Também é possível marcar pelo celular, basta enviar uma mensagem por WhatsApp para (31) 99152.1003 . O serviço funciona das 7h às 18h.

PSA e Ultrassonografia

O PSA, sigla em inglês que significa antígeno prostático específico, é um exame de sangue que, se resultar alterado, pode confirmar o câncer de próstata. Geralmente, é o primeiro exame solicitado pelo médico.

A ultrassonografia da próstata é um exame de imagem feito quando o PSA está alterado. É rápido, cerca de 10 minutos, indolor e pode salvar a vida do homem. Além desses, existe ainda o exame de toque, que segue sendo um tabu para o público masculino.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!