Forte chuva devasta cidade mineira e atinge mais de 300 famílias: ‘Foi muita água’

WhatsApp/Reprodução

A forte chuva ocorrida na última terça-feira (19) em Córrego Novo deixou um rastro de destruição na pequena cidade da região do Rio Doce, em Minas Gerais. O córrego que corta a cidade transbordou e inundou as casas de mais de 300 famílias durante as três horas de chuva.

Barrancos desmoronaram e o cenário de destruição tomou conta do município que tem pouco mais de 2,7 mil habitantes, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

O prefeito Ailton Lima (PR) decretou situação de emergência, por meio de um decreto. “Mais de 300 famílias foram atingidas com esse evento, perderam todos os seus bens materiais, remédios e documentos pessoais, o que afetou a capacidade de resposta do Poder Público Municipal”.

Uma das pessoas atingidas é a educadora Selma Assis que teve a casa inundada pela água misturada ao barro. “Estava chegando da faculdade e fiquei em choque o que vi. Era muita água e os policiais estavam impedindo a entrada de carros”, contou.

Há 14 anos morando na cidade, Selma não se recorda de uma chuva tão forte e destruidora. “Em 2003 teve uma enchente que atingiu somente uma parte de Córrego Novo, agora todos foram atingidos. É muito triste o que a nossa cidade tem passado. A única coisa que consegui recuperar foi minha cama, de resto, tudo foi embora”, relembra emocionada.

Lama se espalhou por toda a cidade (Facebook/Reprodução)

Com o alto número de famílias atingidas, a população de municípios vizinhos está se mobilizando para ajudar as vítimas da chuva.

O cabo Clistenes Silvestre Alves está recolhendo donativos para levar até eles. “Moro em Timóteo, mas tenho familiares em Córrego Novo. Estou recolhendo roupas, alimentos, material de higiene pessoal para levar para as pessoas. Todos estão mobilizados em ajudar aqueles que tiveram seus bens levados pela água”, contou.

Além de objetos muitas pessoas perderam animais. “Uma amiga perdeu 80 galinhas que foram levadas pela água, enquanto um outro conhecido 10 porcos. A situação está muito difícil, mas com fé em Deus vamos conseguir recuperar o que perdemos”, disse Selma.

Apesar dos estragos, a chuva não deixou feridos.

Lama tomou conta da pequena cidade (Facebook/Reprodução)
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!