Cuidado! ‘Chuva torrencial’ pode atingir BH e regiões de Minas nas próximas horas

FOTO ILUSTRATIVA (Amanda Dias/BHAZ + WhatsApp/Reprodução)

Moradores de BH, região metropolitana e outras áreas de Minas devem ficar atentos! O Simge (Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais) e o Igam (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) emitiram alerta de “chuva torrencial com altos acumulados” válido até às 6h desta sexta-feira (29).

“Os sistemas previstos pela manhã, estão formados e deverão provocar elevados acumulados de chuva nas mesorregiões da Zona da Mata, vale do Rio Doce, Noroeste, Metropolitana, Campo das Vertentes, Central, Oeste e Triângulo Mineiro”, diz trecho do comunicado.

A lista das cidades mais populosas que devem ser afetadas é longa: Juiz de Fora, Barbacena, Ubá, Muriaé, Belo Horizonte, Contagem, Betim, Sete Lagoas, Divinópolis, Curvelo, Cataguases, Carangola, Bambuí, Formiga, Bom Despacho, Ituiutaba, Uberaba, Uberlândia, João Monlevade, Manhuaçu, Ipatinga.

Simge/Reprodução

“O mapa acima indica dentro da área amarela os acumulados de chuva esperados para as próximas 12 horas. Acumulados médios ficam em torno dos 30-40mm com picos na de 80-110mm”, explica o boletim. Para se ter uma ideia, volume a partir de 20mm já pode representar uma forte chuva, dependendo do período em que essa quantidade foi registrada.

A Defesa Civil de Belo Horizonte também emitiu alerta sobre o risco de chuvas até a manhã de amanhã. “Possibilidade de pancadas de chuva com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h, até 8h de sexta”, diz o comunicado.

Confira abaixo recomendações de segurança para o período chuvoso:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!