BH recebe festival Afro-Cultural com comida típica, feira de artesanato, shows e mais!

Reprodução/PBH + Reprodução/Facebook/Filha da Lua

No próximo fim de semana, BH recebe a segunda edição do festival Afro-Cultural Makamba. O evento acontece no sábado (7), a partir das 14h, e no domingo (8), a partir das 12h, e tem como principal missão a valorização do artesanato afro – com preço justo para o consumidor e boa estrutura para o expositor. Há ainda uma preocupação de incluir o máximo possível a população negra.

O festival terá temática afro do início ao fim: serão apresentações culturais e artísticas, rodas de conversa, culinária típica e até uma feira de artesanatos produzidos por afro-empreendedores de BH e da região metropolitana. 

Ao BHAZ, Vivian Monakiezi, produtora do festival, contou que eventos como esse são importantes para que a cultura negra seja mais respeitada e ocupe mais espaços. “É importante porque permite que o negro saia daquele papel de ser somente uma pessoa do segundo plano da vida e o coloca num patamar de artista, de protagonista da cena cultural e empreendedora da cidade”.

As atividades serão realizadas no Mercado da Lagoinha e a escolha da data não foi por acaso: dezembro é o mês que louva as grandes Mães da cultura afro, as divindades femininas, tema da edição deste ano. No ano passado, o evento foi realizado em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

O festival será voltado para todas as pessoas interessadas nas artes e artesanatos voltados para a cultura negra e afrodescendente, com estimativa de um público de 600 pessoas participando de todas as atividades.

Festival Afro-Cultural Makamba

Quando? Sábado (7), a partir das 14h, e domingo (8), a partir das 12h

Onde? Mercado da Lagoinha (avenida Antônio Carlos, 821, Lagoinha, BH)

Quanto? Entrada DE GRAÇA

Mais informações? Página oficial do evento (clique AQUI)

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!