Bolsonaro defende indicado à Fundação Palmares e declara: ‘Cultura não é para minoria’

Reprodução/Agência Brasil + Reprodução/Facebook

Na manhã desta quarta-feira (11), enquanto conversava com eleitores na saída do Palácio da Alvorada, Jair Bolsonaro (sem partido) teceu elogios a Sérgio Camargo, presidente suspenso da Fundação Palmares que é contrário a políticas públicas que defendem a população negra e já afirmou que não existe racismo no Brasil.

De acordo com a Folha de S. Paulo, Bolsonaro disse, nesta manhã, que Sérgio é “excelente” e que gostou muito dele. O chefe do Executivo ainda respondeu questionamentos afirmando que “cultura é para maioria, não é para minoria” e que “não tem essa história de branco e negro, somos todos iguais”.

Na última terça-feira (10), Bolsonaro se reuniu com Sérgio no Palácio do Planato e, após a reunião, Camargo afirmou que a Fundação Palmares não apoiará o próximo Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.

Sérgio teve sua nomeação suspensa, no início do mês, por um juíz da 18ª Vara Federal da Justiça do Ceará, que aceitou uma ação popular e entendeu que as publicações de Sérgio em suas redes sociais têm o “condão de ofender justamente o público que deve ser defendido pela Fundação Palmares”.

Ele assumiria a Fundação Palmares, que integra a Secretaria Especial da Cultura e tem por objetivo promover políticas públicas em defesa da população negra. Contudo, postagens na rede social de Sérgio mostram que ele é crítico ao movimento, inclusive dirigiu ofensas aos negros. A sentença ainda é de caráter liminar e, portanto, cabe recurso.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!