Presidente da OAB critica Bolsonaro e Moro reage em defesa do presidente

@felipe.santa.cruz/Instagram/Reprodução + Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, tem feito duras críticas ao governo de Jair Bolsonaro e aos filhos do presidente. Agora, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, saiu em defesa da família Bolsonaro e disse pelo Twitter que não recebe o presidente da OAB.

“Terei prazer em recebê-lo tão logo abandone a postura de militante político-partidário e as ofensas ao presidente e a seus eleitores”, escreveu o ministro.

A postagem de Sérgio Moro surgiu depois de uma matéria da revista Época, que trazia declarações críticas de Felipe Santa Cruz. Na reportagem, está em destaque a frase de que o presidente da OAB teria dito que quem apoia Bolsonaro “tem desvio de caráter”.

Após a repercussão da frase, o advogado afirmou que a declaração foi retirada do contexto original, mas reforçou ainda as críticas ao presidente. “Bolsonaro explora os piores sentimentos que existem na nossa sociedade, como racismo, machismo e homofobia, incentivando o ódio. Essa não é a realidade do conjunto de apoiadores dele, que é composto de vários setores, que têm interesses legítimos. Gostaria de esclarecer que uma frase tirada do contexto dá uma ideia errônea do que falei e do que que penso”, afirmou Felipe Santa Cruz, segundo a Folha de S. Paulo.

O jornal ainda acrescenta que o advogado afirma ter dificuldade em acreditar que o ministro Moro tenha dito que só recebe quem concorda com ele. “Aliás, política partidária ele faz desde que era juiz em Curitiba como demonstram as reuniões realizadas antes do segundo turno com a equipe do presidente”, acrescenta.

Mesmo com o esclarecimento de Santa Cruz, outras figuras políticas se manifestaram em defesa de Bolsonaro e seus eleitores. “A OAB precisa reagir. Atos nada democráticos de seu presidente”, escreveu no Twitter o deputado federal General Girão (PSL-RN).

Por outro lado, algumas pessoas repudiaram as declarações de Sérgio Moro e apontaram irregularidade em sua recusa a receber Felipe Santa Cruz. “A OAB é uma instituição constitucional e tem história na defesa do povo brasileiro e da democracia”, escreveu Rodrigo Lago, secretário de Comunicação e Assuntos Políticos do Maranhão.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!