Vice do Cruzeiro não aceita renúncia, adia decisão para janeiro e irrita torcida: ‘Estamos em estado de coma’

Vinnicius Silva/Cruzeiro + Cruzeiro/Divulgação

A saga que determinará o futuro da administração do Cruzeiro continua. Depois de tentar negociar uma renúncia coletiva do presidente Wagner Pires de Sá e de seus vices, o presidente do Conselho, José Dalai Rocha, terá que partir para o Plano B: convocar uma assembleia extraordinária para que os conselheiros do clube votem o afastamento da chapa.

Em reunião com os dirigentes, Dalai conseguiu convencer o presidente Wagner Pires de Sá e o vice Hermínio Lemos a abrirem mão do cargo, mas o outro vice, Ronaldo Granata, não quis largar o osso. Em carta à torcida, o presidente do Conselho explicou a situação e pediu que dessem uma trégua para que a situação fosse resolvida.

“As reuniões realizadas ontem autorizam o nosso otimismo. Por parte (do) presidente Wagner Pires e do vice-presidente Hermínio Lemos encontramos desprendimento, desapego ao cargo ante os interesses maiores do Cruzeiro. Esperamos encontrar essa mesma disposição no vice Ronaldo Granata. Precisamos de uma trégua de 36h. Estamos na fase em que a pressa é inimiga da perfeição e dos interesses do Cruzeiro”, diz um trecho da carta (leia na íntegra abaixo).

A pressão da torcida não parou com o pedido de trégua: em uma carta de resposta a Dalai, torcedores pediram agilidade no processo e convidaram o presidente do Conselho a um protesto nesta terça-feira (17): “Esses irresponsáveis e oportunistas não possuem caráter para entender a sua nobreza da negociação. Sendo assim, a nossa resposta ao senhor é um convite: aceita vir para o protesto hoje, às 19h30, em frente à sede administrativa do Cruzeiro conosco?”.

Poucas horas depois, José Dalai desistiu da trégua e decidiu convocar a assembleia extraordinária. Segundo Valdir Barbosa, diretor de comunicação do Cruzeiro, no máximo até quinta-feira (19) o presidente do Conselho divulgará o edital de convocação.

De acordo com o estatuto do clube, a reunião deve ocorrer no mínimo 15 dias após sua convocação oficial. Por isso, a assembleia está prevista para ser realizada em janeiro de 2020.

Para a torcida, que esperava uma decisão imediata, a prolongação do processo não agradou. Para que a saída da diretoria ocorra sem a espera pelo prazo estabelecido pelo estatuto, Ronaldo Granata teria que renunciar voluntariamente. “Janeiro? Vamos começar o planejamento da série B super atrasado. Só Deus na causa…”, comentou um torcedor no Twitter.

Carta de Dalai Rocha à torcida

“AOS CRUZEIRENSES
Hoje somos 9 milhões corações feridos. O Gigante tropeçou. Nem por isso deixa de ser Gigante. Continuamos o Maior de Minas, tetracampeões brasileiros. Hexacampeões da Copa do Brasil.

Mesmo com as extremas dificuldades do presente, não podemos esquecer este passado de glórias. Será ele o gerador de forças para iluminar o nosso futuro, quando ressurgiremos ainda maiores do que fomos.

As reuniões realizadas ontem, com a presidência do Cruzeiro e com o grupo de empresários autorizam o nosso otimismo. Por parte (do) presidente Wagner Pires e do vice-presidente Hermínio Lemos encontramos desprendimento, desapego ao cargo ante os interesses maiores do Cruzeiro. Esperamos encontrar essa mesma disposição no vice Ronaldo Granata. Com os empresários, a vontade de unir forças para recuperarmos a grandeza do nosso clube.

A hora é de ajustes necessários para essa transposição. Precisamos de uma trégua de 36 horas. Estamos na fase em que a pressa é inimiga da perfeição e dos interesses do Cruzeiro. A hora é de lutar pela solução que será a melhor também a longo prazo. O imediatismo, visando apenas se eximir de maiores responsabilidades, é contrário ao objetivo que temos em comum: reerguer nosso Gigante. Vamos suspender por horas as pedradas físicas e morais. As ameaças de morte. O terrorismo que só leva ao desespero.

Em especial, a guerrilha interna do ‘nós contra eles’, nas redes sociais, disseminando ódio e ofensas recíprocas, como se a culpa estivesse apenas de um lado.
O Cruzeiro é maior”

JOSÉ DALAI ROCHA
Presidente do Conselho Deliberativo

Carta da torcida a Dalai Rocha

“RESPOSTA-CONVITE AO PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO DO CRUZEIRO, DALAI ROCHA

Não temos tempo para tréguas, presidente. Estamos em estado de coma, e o oxigênio que nos mantém vivos está acabando. Como o senhor disse: Somos 9 milhões de feridos mortalmente e moralmente nessa luta. Vamos pra cima!! Afinal somos tal qual Fênix. Ressurgindo das cinzas, a cada golpe dessa diretoria.

Portanto, reconhecemos seu esforço e seu indicativo para conseguir a renúncia coletiva da diretoria que manchou a história e a moral quase centenária do nosso Cruzeiro.

Porém, Dalai, é claro que esses irresponsáveis e oportunistas não possuem caráter para entender a sua nobreza da negociação.

Sendo assim, a nossa resposta ao senhor é um convite: aceita vir para o protesto hoje, às 19h30, em frente à sede administrativa do Cruzeiro conosco?

Presidente Dalai, a hora é agora. Aliás, a hora foi ontem, semana passada , ano passado!!! Portanto, não nós peçam mais paciência. Ela não existe mais!”

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!