Cruzeiro comemora 99 anos de história com otimismo: ‘Vamos voltar a brilhar lá em cima’

Vinnicius Silva/Cruzeiro

No dia 2 de janeiro de 1921, em Belo Horizonte, começava a história do Cruzeiro Esporte Clube, antes chamado Societá Sportiva Palestra Italia. Comemorando 99 anos em 2020, o time se prepara para disputar a Série B do Campeonato Brasileiro pela primeira vez, mas o manifesto divulgado mostra que, no que depender do clube, a má fase será passageira.

Em meio a uma crise administrativa e financeira que levou o Cruzeiro ao primeiro rebaixamento da história, o clube mantém o otimismo ao celebrar a história azul e branca. Em um vídeo-manifesto pelos 99 anos, o Cruzeiro admite que as cinco estrelas “agora estão encobertas”, mas garante que sua luz não será apagada.

“Eu tenho cinco estrelas. Minha luz vem de anos-luz de distância, revelando uma história de títulos e glórias. (…) Eu sei, essas estrelas agora estão encobertas. Uma nuvem pesada tira meu brilho de outrora. (…) Sim, um gigante também chora, mas jamais se esquece da sua grandeza. (…) Você pode ter certeza: minha luz nunca será apagada, porque as nuvens vão passar, mas o meu brilho não. O meu nome é Cruzeiro! E Cruzeiro somos todos nós”, diz o texto recitado no vídeo.

Como tradição, o Cruzeiro também celebra sua história com uma Missa em Ação de Graças, no dia do aniversário. A celebração, que será realizada pelo Padre Domingos, acontece nesta quinta-feira (2), às 19h30, na Paróquia São Sebastião, no Barro Preto.

Parabenizado nas redes

Ídolos do Cruzeiro, como Alex, Éverton Ribeiro e Juan Pablo Sorín parabenizaram o clube pelos 99 anos de história. Instituições como a Copa do Brasil, a Conmebol e o Mineirão também cumprimentaram o clube pelo seu aniversário nas redes sociais.

Em homenagem ao time do coração, torcedores cruzeirenses também subiram hashtags no Twitter aos trending topics do Brasil. As postagens com #99AnosDeGlorias e #NuncaFomosTaoCruzeirenses parabenizam o clube e torcem por uma volta por cima.

O meia Alex, que jogou no time que venceu o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil em 2003, relembrou os momentos vividos e lamentou a atual situação do clube. “O momento é de tristeza e ao mesmo tempo de esperança. De retomar um caminho q foi retirado por pessoas que se aproveitaram do clube. Mesmo nesse momento de tristeza o clube possui uma rica história que merece sempre ser comemorada”, escreveu o ex-jogador.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!