Polícia vai à sede de cervejaria para investigar suposta relação com síndrome em BH

Amanda Dias/BHAZ + REprodução/StreetView

A Polícia Civil de Minas Gerais está na fábrica da cervejaria Backer desde o início da tarde desta quinta-feira (9), no bairro Olhos D’Água, na região Oeste da capital.

Segundo a própria polícia, a ida ao local faz parte das investigações a respeito dos pacientes afetados por síndrome que teria causado a morte de um homem em Minas e, também, causou a internação de outras oito pessoas até o momento.

Em nota (confira na íntegra abaixo), a Backer se solidarizou com as famílias afetadas pela doença e disse que está colaborando com as investigações. “Nesse momento a Backer se solidariza com as famílias e espera a solução do caso até para que os devidos tratamentos sejam aplicados e pede cuidado com a divulgação de boatos que geram pânico e não contribuem em nada com as famílias envolvidas e a sociedade”, diz a nota.

Síndrome

Ao todo, nove casos da síndrome não identificada foram notificados na capital, mas um deles foi descartado pelo fato de não apresentar os mesmos sintomas dos demais relatados anteriormente e porque o paciente em questão tem doença renal prévia.

A SES-MG (Secretaria de Saúde de Minas Gerais) confirmou dois casos nessa quarta (8). As novas vítimas são dois homens de 56 e 64 anos. Todos os afetados são moradores do bairro Buritis, também na região Oeste da capital.

A Secretaria acionou o Ministério da Saúde no dia 5 de janeiro a respeito de casos graves de insuficiência renal aguda com alterações neurológicas, cujas causas ainda não foram identificadas.

Especialistas do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde desembarcaram em BH na última terça-feira (7). Os profissionais irão colaborar, segundo o comunicado, “na investigação epidemiológica, confirmação diagnóstica, na busca e descrição dos casos, no levantamento e na análise de hipóteses sobre o modo de adoecimento para o desencadeamento de ações de prevenção e controle da doença”.

A SES-MG elaborou uma nota técnica com a definição dos casos a fim de orientar profissionais de saúde no atendimento e identificação dos pacientes. Segundo o órgão, eles devem estar atentos ao seguinte: indivíduo que, a partir de primeiro de dezembro de 2019, tenha iniciado sintomas gastrointestinais (náusea, vômito e dor abdominal), associados a insuficiência renal aguda grave de evolução rápida (em até 72 horas), seguida de uma ou mais alterações neurológicas, como paralisia facial, vista borrada, cegueira total ou parcial, entre outros.

A partir da identificação de supostas vítimas, os casos devem ser notificados imediatamente, em até 24 horas, pelo profissional de saúde às secretarias municipais e estaduais, além do próprio Ministério da Saúde.

Nota da Backer

“A Cervejaria Backer informa que está colaborando com os órgãos públicos de saúde que estão realizando perícias em todo o seu processo de produção.

No dia 07, terça-feira, a fábrica recebeu em suas instalações, agentes do Ministério da Agricultura que realizaram uma inspeção completa na mesma.

Autoridades de saúde investigam, igualmente, outros produtos consumidos e que possam ter provocado a hospitalização de 8 pessoas, todas com os mesmos sintomas.

Reafirmamos nossa total confiança em todas as etapas de produção dos nossos produtos. Manteremos nossos consumidores, distribuidores e a sociedade em geral informada, tão logo tenhamos acesso aos laudos periciais, ora em curso.”

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!