Caos em BH: Chuva causa alagamentos, interdita vias e complica trânsito

WhatsApp/Reprodução + BHTrans/Divulgação

Uma forte chuva que atinge Belo Horizonte desde a noite dessa quinta-feira (16) causou estragos pela capital mineira. Córregos transbordaram, vias ficaram interditadas, além de um estacionamento da Cidade Administrativa, que ficou alagado. O trânsito também amanheceu complicado na capital. Segundo a Defesa Civil, em 17 dias, já choveu mais que o esperado para o mês em quase todas as regiões da capital.

Os principais estragos da chuva foram causados durante a madrugada desa sexta-feira (17). Nas regiões do Barreiro e Oeste, a Defesa Civil interditou a avenida Tereza Cristina e Canal Bairro Tirol, devido o transbordamento dos córregos Ferrugem e Arrudas. As vias foram liberadas ainda durante a madrugada.

Em uma parte da Cidade Administrativa, localizada no bairro Serra Verde, região de Venda Nova, o estacionamento Minas Gerais ficou alagado. O momento foi registrado e compartilhado nas redes sociais, na noite dessa quinta-feira.

No trânsito, na manhã desta sexta-feira, os belo-horizontinos reclamam do fluxo intenso causado pelas chuvas, que ainda atingem a capital.

https://twitter.com/djstanofc/status/1218115582865891328

Em praticamente todas as regiões de Belo Horizonte, em apenas 17 dias, já choveu mais que o previsto para todo o mês de janeiro. A região onde mais choveu, até o momento, é a Noroeste, com 442 mm, atingindo 134% do esperado para o mês. Nas regionais Oeste e Barreiro choveu 1/3 do volume esperado para o mês em nas últimas doze horas. Veja o acumulado de chuvas até às 5h30 do dia 17:

Barreiro – 323,4 (98%)
Centro Sul – 434,4 (132%)
Leste – 340,2 ( 103%)
Nordeste – 341,0 (104%)
Noroeste – 442,0 (134%)
Norte – 261,6 (79%)
Oeste – 440,8 (134%)
Pampulha – 378,4 (115%)
Venda Nova – 328,2 (100%)

Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte
Média Climatológica dezembro: 329,1 mm

Chuva continua

Segundo a Defesa Civil, para esta sexta-feira, a previsão do tempo indica que o dia será de céu encoberto com pancadas de chuva a qualquer hora que podem vir com raios e rajadas de vento.

A temperatura mínima para Belo Horizonte é de 18°C, com a máxima estimada em 27°C. A umidade relativa do ar gira em torno de 80% à tarde.

Cuidados com a chuva

  • Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!