Risco de deslizamento em talude da Vale retira famílias de casas em BH

Defesa Civil MG/Divulgação + Google Street View/Reprodução

Quatro famílias precisaram deixar suas residências às pressas por conta de um possível deslizamento de terra na região Oeste de Belo Horizonte. A estrutura que poderia ceder é o talude do Terminal Ferroviário Olhos D’Água, da Vale. As famílias foram evacuadas na noite dessa sexta-feira (17) e levadas para um hotel da região.

Segundo o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador adjunto da Defesa Civil, o risco de deslizamento se deve à alta quantidade de chuvas na região. “O conjunto de água com terra em erosão pode carrear essa terra aqui para baixo, trazendo risco para essas pessoas”, explica.

O talude é um plano inclinado de terra, que serve para dar estabilidade para uma estrutura. Godinho reforça que nesse talude não tem nenhuma barragem, nem contenção de rejeitos. No entanto, houve uma erosão na terra, identificada pela equipe de técnicos geotécnicos da Vale.

‘Ação preventiva’

O tenente-coronel da Defesa Civil de Minas Gerais esclarece que a retirada das famílias trata-se de uma ação preventiva e conservadora. “Estamos aqui com os bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil do município e do estado, bem como a equipe de técnicos da Vale, para dar toda a assistência a essas pessoas”, ressalta.

Por meio de nota a Vale reforça que esteve no local na manhã deste sábado (18), realizando inspeções. Porém, não foram identificadas anomalias na estrutura. “A Vale fará todos os esforços para que as famílias possam retornar às suas casas os mais rapidamente possível”, garante.

Nota da Vale na íntegra:

Na manhã deste sábado (18/1), uma equipe multidisciplinar da Vale fez uma série de inspeções na encosta do Terminal Ferroviário Olhos D’Água afetado pelas fortes chuvas na região nos últimos dias. A vistoria não identificou anomalias na estrutura.

Para continuar garantindo a segurança da estrutura e dos moradores do local, a Vale vai limpar a crista (o ponto mais alto) da encosta para evitar que nenhum material residual seja levado pela chuva. A empresa vai reforçar o sistema de drenagem afetado pelas chuvas para aumentar o nível de segurança. 

Os trabalhos começarão de forma imediata. A Vale fará todos os esforços para que as famílias realocadas por questões de segurança preventiva possam retornar às suas casas o mais rapidamente possível

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!