Fevereiro terá ainda mais chuva do que este mês e deve bater média histórica em Minas, prevê meteorologia

Amanda Dias/BHAZ

As chuvas que atingiram Minas fortemente nos últimos dias e castigaram dezenas de cidades não darão trégua em fevereiro – pelo contrário: serão ainda mais intensas do que neste mês. É o que prevê a meteorologia. Especialistas da área informaram ao BHAZ, nesta terça-feira (28), que os primeiros 15 dias do próximo mês serão de muita água.

“Os modelos meteorológicos indicam que fevereiro será bem chuvoso e até mais que janeiro. A primeira frente fria já vai chegar no próximo domingo (2)”, explica o meteorologista Ruibran dos Reis. Ainda é cedo para afirmar com precisão quanto vai chover em cada região de Minas, mas já é possível prever as regiões que serão mais afetadas.

“A previsão é que as chuvas concentrem mais nas regiões Oeste, no Sul de Minas e no Triângulo, pois a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) atuará de forma mais intensa nestes pontos. Em janeiro, por exemplo, ela se concentrou na região Central, Leste e Zona da Mata, por isso os estragos foram maiores nestes locais”, afirma Ruibran.

Sim, mais uma vez, segundo os estudiosos, a causa da grande quantidade de água será a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Essa zona já tinha sido responsável pelas fortes chuvas dos últimos dias. Mas, afinal, o que é ZCAS?

“É um corredor de umidade que passa pela região Norte, Centro-Oeste e depois no litoral do Sudeste até chegar em Minas Gerais. É um fenômeno típico do verão e que causa muitas chuvas por aqui”, esclarece Heriberto dos Anjos, do GeoClima Soluções Ambientais.

E como será em BH?

Questionado sobre como será a atuação da chuva na capital mineira, Heriberto responde que a tendência é que a primeira quinzena seja “bastante chuvosa”, e os primeiros dias de fevereiro vão comprovar isso.

“De hoje até a quarta-feira (5) da próxima semana, as precipitações podem superar os 100 mm (milímetros) na capital. É um número alto, mas menor, se comparado com o da última semana”, diz o meteorologista.

O meteorologista ressaltou que uma chuva de 50 mm, dependendo do período em que essa quantidade é acumulada, já causa transtornos, como alagamento de vias e inundações.

Mas ainda não é possível prever sobre a segunda quinzena na cidade, quando será realizado o Carnaval. “A ZCAS pode voltar, pois estará no Sudeste, porém não conseguimos cravar a atuação dela na região de BH”, afirma Heriberto.

“Neste momento não conseguimos apontar quantos milímetros vai chover, somente que será mais do que janeiro e consequentemente maior do que a média histórica do mês, de 250 mm”, afirma Ruibran, seguindo a linha de raciocínio do colega.

Cuidados

As chuvas já causaram a morte de 50 pessoas em Minas Gerais desde a última sexta-feira (24). Durante os temporais alguns cuidados precisam ser tomados pela população. A Defesa Civil pede para evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões.

Veja outras orientações:

  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!