Home Alto-FalanteONG em BH constrói casas emergenciais para vítimas da chuva; veja como ajudar

ONG em BH constrói casas emergenciais para vítimas da chuva; veja como ajudar

ONG constrói casas para vítimas da chuva

Para minimizar os impactos das fortes chuvas que assolam Minas Gerais, a organização social TETO Brasil está realizando uma campanha emergencial de financiamento coletivo. A proposta é utilizar o dinheiro para reconstruir moradias de famílias que vivem em comunidades da região metropolitana de Belo Horizonte e estão desabrigadas em decorrência das chuvas.

O objetivo é arrecadar, até o dia 28 deste mês, no mínimo, R$ 160 mil em doações por meio do sistema de financiamento coletivo crowdfunding e garantir a construção de 20 moradias emergenciais. Até agora, já foram arrecadados quase R$ 30 mil. Aqueles que quiserem colaborar podem acessar o site.

Leia mais: ‘Crescer com fome foi minha maior fonte de vergonha’, diz Viola Davis

A ONG já definiu as datas para a construção dos imóveis. As casas serão construídas nos dias 14 e 15 de março. As comunidades que receberão as moradias ainda estão sendo definidas junto com os moradores e associação comunitária, Defesa Civil, Brigadas Populares e Engenheiros Sem Fronteiras.

Nos últimos dois anos, a TETO tem atuado em Minas Gerais para garantir melhores condições e infraestrutura às comunidades de Belo Horizonte e região. Mais de 50 moradias e dois projetos comunitários já foram realizados pela organização em parceria com os moradores no estado.

Como são as casas?

Leia mais: PBH começa a usar drones para monitorar e combater dengue neste mês

Casas emergenciais são construções feitas em madeira pelos voluntários da TETO em conjunto com os moradores e se destinam a famílias que em situação de vulnerabilidade social. Este modelo vem sendo utilizado nas comunidades brasileiras desde 2006, quando a TETO iniciou suas atividades no país. Doze estacas de madeira elevam e sustentam a estrutura da casa evitando, assim, a entrada de água da chuva, umidade e animais nocivos.

Teto

Há mais de 10 anos no Brasil, a TETO é associada à organização internacional TECHO, presente em 19 países da América Latina, e trabalha para garantir o direito à moradia nas favelas mais precárias e invisíveis do continente. No país, atua nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco.

Todos os trabalhos realizados pela TETO são sem fins lucrativos e contam com o apoio de voluntários e empresas para ser realizado, seja por meio de doações ou de participação ativa nas comunidades.

Giovanna Fávero

Giovanna Fávero

Estudante de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Escreve com foco na área de Guia e Cultura no BHAZ.

Comentários