Home SeçõesAlto-FalanteONG em BH constrói casas emergenciais para vítimas da chuva; veja como ajudar

ONG em BH constrói casas emergenciais para vítimas da chuva; veja como ajudar

ONG constrói casas para vítimas da chuva

Para minimizar os impactos das fortes chuvas que assolam Minas Gerais, a organização social TETO Brasil está realizando uma campanha emergencial de financiamento coletivo. A proposta é utilizar o dinheiro para reconstruir moradias de famílias que vivem em comunidades da região metropolitana de Belo Horizonte e estão desabrigadas em decorrência das chuvas.

O objetivo é arrecadar, até o dia 28 deste mês, no mínimo, R$ 160 mil em doações por meio do sistema de financiamento coletivo crowdfunding e garantir a construção de 20 moradias emergenciais. Até agora, já foram arrecadados quase R$ 30 mil. Aqueles que quiserem colaborar podem acessar o site.

A ONG já definiu as datas para a construção dos imóveis. As casas serão construídas nos dias 14 e 15 de março. As comunidades que receberão as moradias ainda estão sendo definidas junto com os moradores e associação comunitária, Defesa Civil, Brigadas Populares e Engenheiros Sem Fronteiras.

Nos últimos dois anos, a TETO tem atuado em Minas Gerais para garantir melhores condições e infraestrutura às comunidades de Belo Horizonte e região. Mais de 50 moradias e dois projetos comunitários já foram realizados pela organização em parceria com os moradores no estado.

Como são as casas?

Casas emergenciais são construções feitas em madeira pelos voluntários da TETO em conjunto com os moradores e se destinam a famílias que em situação de vulnerabilidade social. Este modelo vem sendo utilizado nas comunidades brasileiras desde 2006, quando a TETO iniciou suas atividades no país. Doze estacas de madeira elevam e sustentam a estrutura da casa evitando, assim, a entrada de água da chuva, umidade e animais nocivos.

Teto

Há mais de 10 anos no Brasil, a TETO é associada à organização internacional TECHO, presente em 19 países da América Latina, e trabalha para garantir o direito à moradia nas favelas mais precárias e invisíveis do continente. No país, atua nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco.

Todos os trabalhos realizados pela TETO são sem fins lucrativos e contam com o apoio de voluntários e empresas para ser realizado, seja por meio de doações ou de participação ativa nas comunidades.

Comentários