Botão de pânico vai facilitar a denúncia de crimes durante o Carnaval de BH

Botão pânico BH
Guarda Municipal vai contar com câmeras para manter a segurança (PBH/ Divulgação)

O Carnaval já começou e o movimento de blocos pela cidade só vai aumentar nos próximos dias. A aglomeração de pessoas tende a “facilitar” a ação de criminosos. No ano passado, entre o dia 1º de março ao dia 10, foram registrados 2.596 roubos de celulares, uma média de quase 260 aparelhos por dia.

A folia deste ano pretende ser mais segura. A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou a instalação de “botões de pânico” para que os foliões possam fazer denúncias de maneira ágil.

Os dois “botões de pânico” serão instalados no alto de dois totens. Quando a pessoa acionar o equipamento, ela será vista, em tempo real, no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP). A expectativa é a de que um agente dê uma resposta imediata. Os instrumentos já estão sendo testados e vão ficar em à Igreja da Pampulha e na Praça da Savassi.

PBH aposta nas câmeras para dar mais segurança aos foliões (Amanda Dias/ BHAZ)

Proximidade

“Essa será uma forma de a população se aproximar ainda mais da Guarda Municipal, já que o equipamento permitirá um diálogo direto entre o cidadão e os agentes. Será um canal importante para que os guardas cumpram de forma mais efetiva o papel de atuar preventivamente na segurança dos cidadãos, na defesa do patrimônio público e no combate à desordem urbana”, informou secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino.

Mais câmeras

Outros dois equipamentos de videomonitoramento serão instalados na Praça Sete e na Praça da Estação. Os instrumentos têm nove câmeras de monitoramento cada um, o que permite imagens em 360 graus, possibilitando um acompanhamento completo da movimentação ao redor.
    
“O uso de tecnologia é uma tendência inevitável, dá mais inteligência à segurança, mais efetividade às ações da Prefeitura de Belo Horizonte e aos órgãos envolvidos nos eventos. São equipamentos usados no mundo inteiro em lugares mais complexos e de maior movimento. É um passo muito importante da Prefeitura para garantir a segurança dos cidadãos”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento, Cláudio Beato.

Com PBH

Aline Diniz[email protected]

Editora do BHAZ desde janeiro de 2020. Jornalista diplomada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) há 10 anos e com experiência focada principalmente na editoria de Cidades, incluindo atuação nas coberturas das tragédias da Vale em Brumadinho e Mariana. Já teve passagens por assessorias de imprensa, rádio e portais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!