Em clima de Carnaval, Tombense domina o Cruzeiro e assume a liderança do Mineiro

tombense cruzeiro campeonato mineiro
Tombense bateu o Cruzeiro (Reprodução/TV Globo)

Por Beatriz Kalil Othero

Tudo bem que ainda está no começo de temporada, os times grandes estão aquecendo os motores e a fase do Cruzeiro não é das melhores. Mas pouca gente esperava tamanho desequilíbrio no duelo entre Tombense e o clube celeste, em Tombos, na noite desta quinta (20). Mesmo com um jogador a menos na reta final do duelo, o time do interior foi superior e venceu por 2 a 0.

Com a vitória, o time vermelho e branco torna-se o novo líder do Mineiro, com a defesa menos vazada – apenas um gol sofrido em seis partidas. O próximo compromisso do Cruzeiro, quinto colocado, é no domingo, às 16h do dia 1 de março, contra o Uberlândia, no Mineirão. Já o Tombense enfrenta o América no próximo sábado (29), às 16h, no Independência.

Clima de Carnaval

O jogo, adiado da 2ª rodada em razão das fortes chuvas em Minas Gerais, foi divulgado em Tombos como parte do Carnaval da cidade. Até na torcida ouvia-se charangas festivas com músicas da festa mais popular do Brasil.

Gavião soberano

Superior na partida, o Tombense seguiu a lógica e saiu na frente aos 34 do 1T: David cobrou escanteio na cabeça de Rubens, que, livre de marcação, mandou direto para as redes. Automaticamente, o gol mandou a equipe para a liderança do Mineiro, superando o América no saldo de gols.

E dá-lhe mais pressão

Aos 6 do 1T, Ibson, meia do Gavião – como o Tombense também é chamado -, chutou forte e rasteiro, mas Fábio mandou para escanteio. O jogo começou truncado, com as equipes encontrando dificuldades para criar boas trocas de passe e concluir as jogadas. O Tombense demonstrava qualidade no jogo aéreo: aos 28 do 1T, o time da casa chegou bem com a cabeçada forte do zagueiro Matheus, mas Fábio foi buscar.

Esboço de reação…

O Cruzeiro mudou de postura depois do intervalo: logo aos 3 minutos, Everton Felipe recebeu e chutou forte de fora da área, mas a bola tirou tinta da trave. Aos 8, Maurício cabeceou quicado, mas o goleiro Felipe Garcia estava lá para agarrar. O clube de Belo Horizonte só chegou bem novamente aos 26 do 2T, quando Marco Antônio tentou de primeira na entrada da área, mas Felipe estava atento e não deu rebote.

… mas o Tombense não facilitou

Aos 18 do 2T, Gabriel Lima deixou Ortega pronto para chutar no canto direito de Fábio: 2 a 0 para o time da casa. A troca de passes na área foi tão rápida que confundiu a defesa celeste, e o Tombense aproveitou para ampliar sua vantagem.

1 a menos no Gavião

Aos 29 do 2T, o garoto Maurício se aproximava da área, até que foi duramente interrompido pelo zagueiro Admilton, expulso com vermelho direto distribuído pelo árbitro Igor Júnio. Com isso, o Cruzeiro tentou unir forças para se aproveitar da vantagem numérica e melhorar no jogo, mas não obteve sucesso: continuou inferior na partida. Resultado: derrota por 2 a 0.

Começo titubeante

O duelo contra o Gavião foi o quinto de 2020 em que o Cruzeiro começou perdendo: neste ano, o time estrelado saiu atrás de Tupynambás, América, São Raimundo e Patrocinense, e só virou o jogo contra a primeira equipe, empatando com as outras três e perdendo para o Tombense.

FICHA TÉCNICA
TOMBENSE 2 X 0 CRUZEIRO

Local: Estádio Antônio Guimarães de Almeida, Tombos (MG)
Data: 20 de fevereiro de 2020, quinta-feira
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Igor Junior Benevenuto
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Ricardo Junio de Souza
Cartões amarelos: Adminton, Marquinhos (Tombense); Marco Antônio, Egídio (Cruzeiro)
Cartão vermelho: Admílton (Tombense)

GOLS:
Tombense: Rubens (34 minutos do 1º tempo), Cássio Ortega (17 minutos do 2º tempo)

TOMBENSE: Felipe Garcia; David, Admilton, Matheus Lopes e Manoel; Rodrigo, Marquinhos (Lucas Falcão) e Ibson; Maycon (Gabriel Lima), Rubens e Cássio Ortega (João Renato)Técnico: Eugênio Souza

CRUZEIRO: Fábio; Edílson, Cacá, Léo e João Lucas; Machado, Jadsom (Vinícius Popó), Maurício e Everton Felipe; Jhonata Robert (Marco Antônio) e Roberson (Judivan)
Técnico: Adilson Batista

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!