Caminhão de som tomba em evento beneficente em São Paulo e deixa 12 crianças feridas

Crianças feridas carro de som
Crianças tiveram escoriações após tombamento de trio (Reprodução/TV Globo)

Um acidente envolvendo um caminhão de som no interior de São Paulo deixou 12 crianças e um adulto feridos na tarde desse domingo (23). O veículo foi usado em um evento beneficente e, após o término da festa, os organizadores pediram para que o motorista desse uma volta com as crianças por uma comunidade de São Bernardo do Campo (SP).

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou ao BHAZ que o acidente ocorreu quando o motorista tentou fazer uma curva com as 12 crianças em cima do veículo. “Ao final do evento, o dono do veículo solicitou que o homem desse uma volta pela comunidade para passear com as crianças e mostrá-las aos moradores”, afirma a pasta paulista.

Os organizadores fugiram assim que o acidente ocorreu, sem prestar qualquer socorro às vítimas, que foram resgatadas e levadas a unidades da região. “Posteriormente, duas das vítimas foram encaminhadas ao Hospital Mário Covas em Santo André e uma delas passou por procedimento cirúrgico”, informa a secretaria.

O motorista fez teste do bafômetro, que acusou negativo. “O local foi periciado e veículo e a caçamba apreendidos para análise. A ocorrência foi registrada como lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, tombamento e localização/apreensão de veículo no 3º Distrito Policial da cidade”, complementa, por nota.

Questionados pelo BHAZ, a secretaria e o Corpo de Bombeiros locais não souberam detalhar sobre a documentação do caminhão de som. As autoridades paulistas se limitaram a informar que “o caso segue em investigação”.

Segurança dos trios em BH

O caminhão de som que estava dando uma volta com crianças após uma festa beneficente no interior de São Paulo pouco ou nada se assemelha aos trios elétricos barrados, repentinamente, pelas autoridades mineiras.

Em Belo Horizonte, esses veículos adaptados passaram por inspeção de segurança feita por empresa licenciada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), além de aprovação do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

Confira algumas etapas pelas quais esses trios de BH precisaram passar:

  • apresentar um certificado de segurança concedido por uma empresa licenciada pelo Denatran e credenciada pelo Inmetro, com a aferição de um engenheiro mecânico e seguindo os termos do Contran (Conselho Nacional de Trânsito)
  • o certificado deve atestar todos os componentes automotivos do veículo adaptado para trio, em especial: “motor, embreagem, transmissão, direção, freios, chassi, carroceria, sistemas elétricos, sistema de arrefecimento, sistema de distribuição e sistemas de segurança ativa e passiva e a capacidade máxima de passageiros no veículo, incluindo a tripulação”
  • apresentar Laudo de Inspeção Técnica (LIT) para atestar os itens citados anteriormente, além de conferir a segurança de sistemas de controles elétricos e/ou eletrônicos montados e/ou acoplados ao veículo

Esses veículos, que rodam no Carnaval de BH desde 2015 sem registrar um acidente sequer, foram barrados de forma repentina por autoridades mineiras, a seis dias do início tradicional da folia, no último dia 16. Forças de segurança, incluindo a polícia e os bombeiros, participam de reuniões com os blocos de BH desde agosto do ano passado.

A exigência feita de última hora era impossível de ser atendida, já que não existe nenhuma empresa em Minas Gerais apta a conceder o certificado. Segundo o Denatran, demoraria no mínimo um mês para que o documento pudesse ser concedido.

Leia mais aqui.

Nota da Secretaria de Segurança Pública de SP

“Treze pessoas, 12 crianças e um adulto, ficaram feridas após o tombamento de um caminhão, por volta das 17h30 de domingo (23), na Rua Oneda, no bairro Planalto, em São Bernardo do Campo.

Policiais militares foram acionados para atendimento de ocorrência de acidente de trânsito com vítimas e, no local, souberam tratar-se do tombamento do caminhão.

O condutor informou que eventualmente trabalha para o proprietário de um caminhão de som, que havia sido contratado para um evento beneficente com crianças da comunidade local.

Ao final do evento, o dono do veículo solicitou que o homem desse uma volta pela comunidade para passear com as crianças e mostrá-las aos moradores.

Em determinado momento do passeio, o motorista fez uma curva e o caminhão tombou, sendo que os organizadores do evento fugiram e não o ajudaram a prestar socorro aos feridos.

As vítimas foram socorridas por populares, Samu, resgate e Corpo de Bombeiros e levadas ao PS Central de SBC e Hospital Municipal de Diadema com escoriações e luxações.

Posteriormente, duas das vítimas foram encaminhadas ao Hospital Mário Covas em Santo André e uma delas passou por procedimento cirúrgico.

O motorista realizou o teste do etilômetro, que apresentou resultado negativo para embriaguez. O local foi periciado e veículo e a caçamba apreendidos para análise.

A ocorrência foi registrada como lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, tombamento e localização/apreensão de veículo no 3º Distrito Policial da cidade.

O caso segue em investigação”.

Aline Diniz[email protected]

Editora do BHAZ desde janeiro de 2020. Jornalista diplomada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) há 10 anos e com experiência focada principalmente na editoria de Cidades, incluindo atuação nas coberturas das tragédias da Vale em Brumadinho e Mariana. Já teve passagens por assessorias de imprensa, rádio e portais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!