‘Foi só o começo’: Homem ameaça explodir estações do metrô de BH após arrastão e acaba preso

Estação Central do metrô de BH
IMAGEM ILUSTRATIVA – Ameaças começaram após arrastão em um das estações do metrô (Henrique Coelho/BHAZ)

Um homem de 44 anos foi preso, nessa segunda-feira (24), após ameaçar explodir estações do metrô de Belo Horizonte. As ameaças foram feitas por meio do Disque Denúncia da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos).

A prisão aconteceu após investigação do Gaeco (Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado) e mandado de prisão expedido pela Justiça. De acordo com a PM, as ameças começaram após um arrastão registrado, na última quarta-feira (19), na estação Santa Tereza.

Mensagens como “Hoje foi só o começo” e “Pode pedir reforço por que três estações serão incendiadas” começaram a ser recebidas. Em uma delas, foi falado que o grupo estava dentro da estação Floramar pronto para realizar o ataque e que o prejuízo seria enorme.

A polícia foi acionada pela CBTU, devido ao medo de que as ameaças fossem cumpridas, principalmente com a proximidade do Carnaval.

Wi-Fi ajuda na localização

Para chegar até o suspeito, o serviço de inteligência da Polícia Militar conseguiu identificar o número usado por ele para enviar as mensagens. Com essa informação, os militares rastrearam a rede Wi-Fi usada pelo suspeito e o localizaram no bairro Vila Oeste, na região Noroeste de BH.

Um mandado de prisão foi expedido por um juiz, cumprido pelos militares do batalhão Rotam. Na casa do suspeito estavam o irmão dele, que é advogado, e outras seis pessoas.

O homem confessou o envio das mensagens e disse que conseguiu o número da CBTU após perguntar a uma funcionária do metrô como poderia fazer reclamações do transporte público. O suspeito não respondeu qual era a motivação das ameaças.

Na casa, foram apreendidos um celular, 11 chip’s, um cartão de memória e uma cópia da conta telefônica da internet da casa. Apesar do homem ter dito em uma das mensagens que estava com explosivos, os mesmos não foram encontrados na residência dele.

A ocorrência foi encerrada na Deplan (Delegacia de Plantão) III, no Barreiro.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!