Home NotíciasBHReconhecimento merecido! Bloco da Limpeza homenageia garis no Carnaval de BH

Reconhecimento merecido! Bloco da Limpeza homenageia garis no Carnaval de BH

bloco da limpeza carnaval 2020

O Bloco da Limpeza, formado por cerca de 600 garis e funcionários da SLU (Superintendência de Limpeza Urbana), foi um destaque especial do Carnaval de BH nesta Quarta-Feira de Cinzas (26). Responsáveis por manter a cidade limpa durante o feriado, estes trabalhadores pouco valorizados tiveram, na avenida Afonso Pena, seu momento de brilho, com muita alegria, diversão e, principalmente, reconhecimento pelo trabalho nas vias de BH.

Contando com o carinho do público, eles comemoraram, com muito samba no pé, os resultados da limpeza urbana durante o carnaval. Pela primeira vez na história do Carnaval de Belo Horizonte a quantidade de lixo recolhida foi inferior aos anos anteriores, sendo 821 toneladas até terça-feira (25) contra 2.790 toneladas no período do carnaval do ano passado. Cerca de 1.400 garis trabalharam no Carnaval.

A concentração do Bloco da Limpeza começou às 8h, na Praça Sete, com a presença da Banda da Guarda Municipal. O desfile foi acompanhado pelo Bloco Besta é Tu, com sua bateria e naipe de metais, além de uma ala de caminhões da limpeza urbana. Ao final do cortejo, eles foram recebidos na Prefeitura pela Corte Momesca e, em seguida, foram convidados visitar a Mostra Gentileza, no hall do edifício, aberta especialmente em homenagem a eles.

Mostra Gentileza

A Mostra é uma iniciativa do Movimento Gentileza, idealizado e coordenado pela voluntária social e primeira-dama do município, Ana Laender, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur. Um dos destaques da exposição é um grande mural de 200m², pintado pelo artista Fernando Perdigão, que homenageia alguns dos personagens da festa, dentre eles os garis.

Durante a visita, o clima de folia continuou e o hall da Prefeitura se transformou em um grande baile de Carnaval. “É um momento histórico. É a primeira vez que isso acontece neste saguão, aqui dentro. É uma homenagem do Movimento Gentileza para essa turma que trabalhou o Carnaval inteiro”, disse Leo Dias, gerente dos Centros Culturais da Prefeitura e coordenador do bloco Besta é Tu, dirigindo-se aos garis presentes.

Em dois anos e meio de atuação em Belo Horizonte, o Movimento Gentileza trabalha com a realização e apoio a diversas ações que contribuem para uma cidade mais gentil com a cena urbana e os cidadãos, sempre em parceria com o poder público municipal e a iniciativa privada.

A Mostra Gentileza no Carnaval propõe uma experiência interativa para os visitantes e foliões e mostrando um novo olhar sobre a diversidade, a originalidade a descentralização do Carnaval de Belo Horizonte. Ela pode ser visitada, gratuitamente, até o dia 1º de março, no hall do edifício sede da prefeitura.

Comentários