Com experiência em desastres, bombeiros de Minas vão treinar militares de outros estados

bombeiros mineiros dão curso a outros estados
Curso terá 3 semanas de duração e é inédito no Brasil (Divulgação/CBMMG + Amanda Dias/Bárbara Ferreira/BHAZ)

Com muita experiência acumulada na atuação em desastres como os crimes ambientais de Brumadinho e Mariana, uma equipe do CBMMG (Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais) foi selecionada para ministrar um curso de capacitação inédito no Brasil para militares de seis estados e do Distrito Federal.

Bombeiros de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Bahia, Ceará, Roraima e DF foram enviados ao primeiro curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec) de nível avançado, promovido pela filial da corporação em Minas Gerais.

O curso é inédito no Brasil e tem como foco as ações de resposta a desastres, de acordo com padrões doutrinários internacionais, com foco em escoramentos complexos e penetração em escombros.

A capacitação une as experiências já vividas pelos militares em Minas, em outros estados da Federação e em outros países. O diferencial do CBMMG é justamente a experiência adquirida em grandes desastres como os de rompimento das barragens da Samarco e da Vale em Mariana e Brumadinho, respectivamente, e da atuação internacional em Moçambique.

O foco principal é o gerenciamento e a coordenação das equipes de respostas aos desastres em âmbito local, regional, nacional e internacional, desenvolvendo, inclusive, uma cooperação com a Organização das Nações Unidas (ONU).

O curso tem duração de 3 semanas e teve início na última segunda (24). Ao todo, estão participando 34 militares dos Corpos de Bombeiros Militares dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Bahia, Ceará, Roraima e do Distrito Federal.

O corpo de instrutores é formado por militares do CBMMG de todo o país, com formação na área de BREC, pelo diretor-geral do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências e pelo coordenador-geral de Gerenciamento de Riscos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!