‘Maior enchente na história’: Chuva inunda cidade mineira e deixa rastro de destruição

Chuva deixou destruição em Ubá
Chuva aconteceu na noite de quarta (@PrefeituradeUba/Facebook/Reprodução+ WhatsApp/Reprodução)

O temporal registrado em Ubá, na noite dessa quarta-feira (4), deixou diversos pontos de destruição na cidade localizada na Zona da Mata. A chuva foi considerada pela prefeitura como a “maior enchente registrada na história” do município.

A força das águas inundou a rodoviária, arrastou carros e derrubou uma ponte deixando moradores do bairro Fazendinha ilhados. Imagens compartilhadas pelas redes sociais mostram as avenidas tomadas pela lama e pelo entulho, além de árvores caídas.

O ribeirão Ubá transbordou aumentando a destruição na cidade. As aulas da rede municipal e os atendimentos na Policlínica Regional foram suspensos nessa quinta-feira (5). Equipes da prefeitura percorreram os locais afetados para atender as vítimas.

O abastecimento de água na cidade está comprometido, já que houve danos nas estações de captação de água da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). Por conta disso, pede-se para que a população economize água.

Mais chuva

A meteorologia prevê a redução das chuvas na Zona da Mata, segundo a especialista Anete Fernandes do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

“Ainda temos muita disposição de umidade que, aliada ao aquecimento, pode formar nuvens e, consequentemente, provocar mais chuva. Apesar disso, não se espera chuva contínua. A de ontem (quarta) foi bem localizada, pois em cidades vizinhas não houve tanta precipitação”, disse.

Em Ubá, conforme Anete, não há estação meteorológica. Por conta disso, não foi possível informar o volume de chuva registrado.

Doações

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!