ATENÇÃO! Mais de 20 cidades da Grande BH, incluindo a capital, têm risco de tempestade severa

Chuva e ventania podem atingir BH
Chuva e ventania podem atingir BH e mais de 30 cidades de MG (Amanda Dias/BHAZ + Reprodução/@fernandoJeffBH/Twitter)

Pelo menos 28 cidades de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, correm risco de receber tempestades severas ao longo das próximas horas. O alerta é válido até as 10h desta terça-feira (10) e foi divulgado pelo SIMGE-MG (Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais) e pelo IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas). O objetivo é de que os moradores das localidades fiquem sob aviso para evitar tragédias no período chuvoso.

De acordo com os órgãos, acumulados significativos de chuva estão concentrados nas quatro regiões de Minas, Centro, Norte, Leste e Sudeste. Com isso, as cidades listadas podem receber temporais de entre 20 e 40 mm, podendo alcançar até 70 mm em algumas áreas.

O SIMGE explica que o mapa de chuva, como a listagem é chamada, só é elaborado quando a previsão aponta acumulados significativos de chuva. Ou seja, temporais que podem provocar danos em determinadas regiões, como enxurradas, deslizamentos de encostas, enchentes e alagamentos.

Confira a lista de cidades em risco: Januária, Unaí, Pirapora, Paracatu, Bocaiúva, Montes Claros, Grão Mogol, Capelinha, Janaúba, Salinas, Araçuaí, Pedra Azul, Almenara, Nanuque, Teófilo Otoni, Três Marias, Curvelo, Diamantina, Sete Lagoas, Conceição do Mato Dentro, Guanhães, Peçanha, Governador Valadares, Mantena, Belo Horizonte e RMBH, Itaguara, Itabira, Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete, São João del Rei, Barbacena, Ubá, Juiz de Fora, Andrelândia, Lavras, São Lourenço, Itajubá, Pouso Alegre, Varginha, Viçosa, Muriaé, Ponte Nova, Manhuaçu, Caratinga, Ipatinga e Aimorés.

Recomendações

Durante o período chuvoso, autoridades recomendam que motoristas e pedestres adotem ações preventivas de segurança. A Defesa Civil Municipal pede para que a população redobre a atenção e evite locais que possam inundar. Confira outras recomendações para manter-se em segurança:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!