Após ir a manifestação, Bolsonaro diz que cancelar jogos de futebol é ‘histerismo’

bolsonaro futebol histerismo
O presidente considera exagerada a reação à pandemia do novo coronavírus (José Cruz/Agência Brasil + CNN Brasil/Reprodução)

Depois de descumprir as recomendações de monitoramento do Ministério da Saúde devido ao novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou que considera o cancelamento das partidas de futebol no Brasil, diante de uma pandemia, uma medida que “contribui para o histerismo”.

Em entrevista à CNN, na estreia do canal no Brasil, Bolsonaro disse que considera exagerada a reação de prevenção ao vírus que se espalha pelo mundo. “Devemos respeitar, tomar as medidas sanitárias cabíveis, mas não podemos entrar numa neurose, como se fosse o fim do mundo”, declarou o presidente.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Mineira de Futebol (FMF) anunciaram, no domingo (15), a suspensão dos torneios nacionais e estaduais de futebol devido à ameaça de aumento de casos do novo coronavírus no Brasil.

+ Efeito coronavírus: Mineiro e torneios da CBF são suspensos e Globo muda grade

“Quando você proíbe jogo de futebol, entre outras coisas, está partindo para um histerismo. Poderiam vender um percentual de ingressos levando em conta a quantidade de pessoas que comportam as arquibancadas. E não partir para simplesmente proibir isso e aquilo, porque não vai, no meu entender, conter a expansão dessa forma”, disse Bolsonaro sobre a medida.

Para o presidente, há interesse econômico e político por trás da pandemia. “Tivemos vírus muito mais graves que não provocaram essa histeria. Certamente tem um interesse econômico nisso. Em 2009 teve um vírus também e não chegou nem perto disso. Mas era o PT no governo aqui e os democratas nos Estados Unidos”, completou ele.

Presidente contraria recomendações

Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro esteve na Flórida, nos Estados Unidos, com uma comitiva. No grupo que o acompanhou, onze brasileiros tiveram resultado positivo para o teste de coronavírus, segundo o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Apesar do teste de Bolsonaro ter descartado a contaminação pelo vírus, o Ministério da Saúde pediu que seja realizado um novo exame e recomendou que o presidente permanecesse em monitoramento, sem ter contato com aglomerações.

Contrariando as recomendações, Jair Bolsonaro marcou presença em uma das manifestações a favor do governo, realizada em Brasília nesse domingo (15). O presidente deixou o Palácio da Alvorada e apertou a mão de apoiadores.

+ De máscaras, apoiadores de Bolsonaro saem em BH contra Congresso: ‘Brasil é maior que o coronavírus’

O Ministério da Saúde atualizou no domingo o número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) no país. Conforme a atualização dos dados, até o momento, há 200 casos em todo o país.

De acordo com levantamento diário feito pela pasta, 1.917 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal são monitoradas por suspeitas de estarem infectadas. Nenhuma morte foi registrada no Brasil desde o início da transmissão da doença.

Para prevenir o Covid-19 o Ministério da Saúde afirma que as medidas gerais são o reforço da etiqueta respiratória, a prática de higiene frequente e a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, além do isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doença.

Com Agência Brasil

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!