UFMG, UEMG e outras universidades suspendem atividades para evitar pandemia

aulas suspensas UFMG
Aulas estão suspensas em escolas e universidades, incluindo a UFMG (Divulgação/Uemg + Amanda Dias/BHAZ)

As principais instituições públicas de ensino superior do Estado, Uemg (Universidade do Estado de Minas Gerais) e UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), vão suspender as aulas e atividades nos campus a partir da próxima quarta-feira (18). A medida faz parte das ações de combate à propagação do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O Governo de Minas também decidiu adotar um recesso escolar válido para todas as escolas estaduais, a partir de quarta. A expectativa é de que 1,8 milhão de alunos matriculados sejam afetados pela suspensão das aulas. A suspensão de todas as unidades de ensino vai até o dia 22 de março.

O Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) também terá as atividades suspensas. Instituições de ensino particulares decidiram suspender as aulas, após determinação do Sinep-MG (Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais).

A ação no Estado ganhou força depois de decreto do governador Romeu Zema (Novo) publicado em edição extra do Diário Oficial, nesse domingo (15), que prevê medidas para combater a propagação da pandemia em Minas.

Na UFMG, as aulas presenciais dos cursos de graduação, pós-graduação e de extensão serão suspensas por tempo indeterminado. Alunos chegaram a reclamar da demora da instituição em suspender as atividades e organizaram um abaixo-assinado. A reitora da universidade Sandra Goulart Almeida explicou.  

“Temos 60 mil pessoas em nossa comunidade, não podemos simplesmente parar de uma hora para outra todas as atividades – quando não há orientação técnica para isso – e provocar uma série de impactos colaterais. Não podemos sobrecarregar rodoviárias, por exemplo, e parte expressiva de nossos alunos hoje não é de Belo Horizonte. Muitos deles dependem dos nossos restaurantes universitários para se alimentar, precisamos continuar garantindo essa alimentação até a hora que for o momento de interromper completamente as atividades”, disse Sandra em entrevista à TV UFMG.

Outras instituições

Após orientação do Sinep-MG faculdades particulares também adotaram medidas de suspensão das atividades. Em comunicado, o sindicato disse que a medida busca eficiência no combate ao coronavírus. “É importante que as instituições confiem no monitoramento e nas estratégias dos órgãos públicos estaduais. O governo informou que provavelmente as aulas terão que ser interrompidas por mais tempo futuramente, mas é preciso que esta ação seja feita no momento correto, durante o pico de contágio, para que se tenha maior eficácia na ação”.

Até o momento, a Una e a Uni-BH anunciaram as suspensões, até o próximo domingo (22). A Fumec não terá aulas nesta segunda (16), para realização de uma reunião que vai definir as medidas adotadas pela instituição de ensino. A faculdade informa que as medidas serão comunicadas “por meio de todos os canais de comunicação oficiais da universidade”.

No Cefet-MG, as atividades estão canceladas por tempo indeterminado. A medida vale para cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. “Fica suspensa a realização de congressos, simpósios, solenidades de formatura, visitas técnicas, eventos comemorativos, científicos, culturais, artísticos, esportivos e outros eventos que envolvam aglomeração de pessoas”, afirma a instituição.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!