Empresas de BH não reforçam higienização de ônibus e colocam funcionários e passageiros em risco

empresas de ôniibus não tem higienização
BHTrans diz que portaria, prevista para essa quinta-feira (19), permitirá aplicação de multas às empresas que descumprirem as determinações (Amanda Dias/BHAZ)

Funcionários do sistema público de transporte da capital denunciam que as empresas de ônibus não têm tomado nenhuma medida de precaução para evitar a proliferação do novo coronavírus. A negligência estaria colocando em risco tanto os motoristas e agentes de bordo, quanto os passageiros das linhas públicas.

Segundo um dos motoristas com quem o BHAZ conversou, que prefere não se identificar, as linhas onde não há higienização, nem desinfecção adequada, rodam em várias áreas de Belo Horizonte e região metropolitana. “Não acrescentaram nenhuma medida e cada ônibus tem uma média de oito viagens por dia”, afirma.

O profissional ainda ressalta que não houve nenhuma alteração na forma de limpar os veículos. “Uma vez por dia, com o ônibus na garagem, eles limpam com água e sabão”, relata.

Os funcionários citaram negligência da Milênio Transportes, Saritur e Cidade BH Transportes. Por outro lado, a Rodap Transportes estaria tomando as devidas precauções para evitar o novo coronavírus.

A pouca higienização dos coletivos vai na contramão do que é exigido pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). Segundo a BHTrans, a limpeza dos ônibus deve ser realizada antes e depois de cada viagem. “Sobretudo, nos locais de maior contato dos usuários (barras de apoio e roletas) e também a manutenção emergencial de todos os equipamentos de ar condicionado”, declara.

Preocupação

O grande fluxo de pessoas no transporte coletivo acaba criando um risco grande para os trabalhadores nos veículos. Com o contato direto com os usuários e, em alguns casos, com o dinheiro, aumenta o risco de contaminação.

No entanto, os funcionários reclamam de não ter recebido nenhum apoio das empregadoras. “Não tem nem um álcool em gel. Tem que passar a viagem toda sem limpar e só depois conseguir lavar com água e sabão”, afirma.

Sindicato em negociação

Ao BHAZ, o STTR-BH (Sindicato dos Rodoviários de BH e Região) afirma que se preocupa para que as atividades de limpeza sejam realizadas com rigor. “O que a gente quer é que sejam tomadas todas as providências, por isso enviamos ofício para os sindicatos das empresas”, garante.

O STTR-BH irá se reunir nesta quarta-feira (18) com o Setra BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte). Após a reunião, o STTR-BH espera que estejam bem definidas quais as precauções que as empresas adotarão para proteger o usuário e, também, os colaboradores.

Além disso, o sindicato afirma que distribuirá cartilhas para os funcionários do transporte público, para que eles mesmos possam tomar as devidas precauções.

Fiscalização

A BHTrans afirma que a fiscalização da higienização está sendo realizada, desde a medida se tornou uma exigência. Porém, a empresa diz que existem 100 fiscais atuando, para aproximadamente 2,8 mil ônibus. Por isso, é inviável uma fiscalização completa e o processo está sendo realizado por amostragem.

Por enquanto, o trabalho consiste na orientacão das empresas, segundo a BHTrans. Multas e outras punições ainda não estão sendo aplicadas.

No entanto, a responsável pelo trânsito diz que uma portaria, prevista para essa quinta-feira (19), sedimentará as novas exigências. “A portaria traz uma série de determinações para o transporte coletivo e vai estabelecer a regra. A partir daí, poderão ser aplicadas multas”, afirma.

O que dizem as empresas

Ao BHAZ, o SetraBH afirma que ainda avalia a aplicação das exigências da BHTrans. Por enquanto, as empresas de ônibus serão orientadas conforme uma circular enviada pelo sindicato. Em nota (leia na íntegra abaixo), ainda diz que as orientações incluem intensificar a frequência de limpeza diária dos veículos e desinfecção de locais de contato.

A Cidade BH Transportes afirmou que não irá se pronunciar e quaisquer respostas serão dadas pela SetraBH.

Já a Rodap garantiu que está fazendo a higienização, em acordo com o que dizem os motoristas. “Entre todas as viagens nas estações, os funcionários de limpeza entram no carro e limpam todos os pontos de contato. Além disso, a partir de amanhã vai começar a distribuição de álcool gel para todos os operadores”, informou ao BHAZ.

O BHAZ fez contato com a Milênio Transportes, mas nenhum responsável foi localizado para comentar o assunto. A reportagem não conseguiu falar com a Saritur. A matéria serra atualizada tão logo as empresas se posicionem.

Nota da SetraBH na íntegra

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) informa que está seguindo as orientações do Ministério da Saúde e que vem tomando todas as medidas preventivas em relação ao COVID19 (Coronavírus) em suas operações. A entidade encaminhou às empresas operadoras do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus em BH, orientações que estão sendo tomadas para minimizar os impactos e a disseminação do vírus, entre elas:
• Intensificar a frequência de limpeza diária interna dos veículos;
• Desinfecção e limpeza de balaústres (pega-mãos), assentos e locais de contatos dos usuários com o veículo;
• Intensificar a manutenção preventiva dos aparelhos de ar condicionado dos ônibus.

Aos clientes, aconselhamos seguir as medidas preventivas individuais abaixo:
• Lavar sempre as mãos com sabão até a metade do antebraço, esfregando também as partes internas dos dedos e unhas.
• Limpar regularmente as mãos com álcool em gel, quando não for possível lavar com água e sabão.
• Evitar o cumprimento com beijo, apertos de mãos e abraços.
• Evitar tocar nas áreas do rosto (principalmente nariz, olhos e boca) antes de higienizar as mãos.
• Quando tossir ou espirar, proteja a boca na parte interna do antebraço.
• Utilizar lenços descartáveis para limpar boca e nariz.
• Evite sair de casa caso apresente sintomas de gripe ou similar.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!