Secretário de Cultura e Turismo pede demissão do Governo Zema

Marcelo matte secretário cultura turismo demissão
Secretário pediu demissão do governo (Reprodução/Facebook/Marcelo Matte + Renato Cobucci/Imprensa MG)

Mais um secretário deixou o governo de Romeu Zema (Novo). Desta vez, o chefe da pasta de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, pediu exoneração do cargo. A saída de Matte foi publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (24).

Divulgação/Diário Oficial

Em nota (veja na íntegra abaixo), o Governo disse que o pedido de exoneração do secretário foi motivado por questões pessoais e agradeceu pelos serviços prestados. “Oficial e ocorre a pedido do ex-secretário, que alegou motivos pessoais. O governador Romeu Zema agradece os serviços prestados por Matte em prol do desenvolvimento cultural e das potencialidades turísticas do Estado”, diz.

Ainda segundo o Governo, um novo nome para a pasta deve ser apresentado em breve. “No momento oportuno, será anunciado o substituto para o cargo”.

Este não é o primeiro secretário a deixar a gestão. Em pouco mais de um ano à frente do Estado, Zema já sofreu desfalques na secretaria de Saúde, que já passou por dois nomes: Wagner Eduardo Ferreira, que deixou a pasta ainda no primeiro mês de governo, e o médico Carlos Eduardo Amaral Pereira, atual secretário.

As danças das cadeiras mais emblemáticas ocorreram na secretaria de Governo. O primeiro secretário, Custódio Mattos, deixou a pasta em agosto do ano passado após atritos políticos entre Zema e os parlamentares da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais).

Após isso, o governador indicou o deputado Bilac Pinto para a pasta. No entanto, após um novo desentendimento entre Legislativo e Executivo, Bilac deixou a pasta, no início deste mês. O governador então nomeou para a secretaria de Governo o então secretário-geral, Igor Eto. E, para o lugar de Eto, na Secretaria-Geral, o nome indicado foi o do vereador de BH Mateus Simões (Novo).

Nota do Governo

“Marcelo Matte deixou hoje o cargo de secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais. A exoneração foi publicada no Diário Oficial e ocorre a pedido do ex-secretário, que alegou motivos pessoais. O governador Romeu Zema agradece os serviços prestados por Matte em prol do desenvolvimento cultural e das potencialidades turísticas do Estado. No momento oportuno, será anunciado o substituto para o cargo.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!