Coronavírus: Minas antecipa 15 dias de recesso escolar e escolas ficam fechadas até abril

recesso escolar adiantado
Governo de Minas adianta recesso escolar de julho (Amanda Dias/BHAZ)

O recesso escolar de julho foi antecipado em Minas Gerais por causa da pandemia do novo coronavírus. Conforme a SEE (Secretaria de Estado de Educação), 15 dias das férias começaram na última segunda-feira (23) e vão até o dia 13 de abril. Conforme o governo, até essa quarta-feira (25), o Estado tinha 133 casos confirmados da doença e outros 14.227 em investigação. Não há óbitos confirmados.

A SEE informou que se prepara para o ensino à distância. “A Secretaria de Educação está empenhada em planejar distintas formas de distribuição e circulação de materiais pedagógicos, caso o calendário precise se estender para um período de atividades pedagógica não presenciais”, informou.

A secretária Julia Sant’Anna divulgou uma mensagem pelo Facebook. “Sabemos que, no campo da aprendizagem, a tecnologia está a nosso favor. Mas temos a consciência das nossas restrições geográficas e sociais no Estado”, explicou Julia.

Informação para escolas

A SEE explicou ainda que encaminhou para as escolas públicas estaduais orientações sobre prevenção e cuidados quanto ao coronavírus (Covid-19).

O material traz informações sobre o vírus, sintomas e formas de prevenir a contaminação. As dicas são voltadas para o ambiente escolar, mas podem ser utilizadas pela população, de forma geral, no dia a dia.

Cuidados para não pegar o vírus

A SES-MG (Secretaria de Estado de saúde) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Aline Diniz[email protected]

Editora do BHAZ desde janeiro de 2020. Jornalista diplomada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) há 10 anos e com experiência focada principalmente na editoria de Cidades, incluindo atuação nas coberturas das tragédias da Vale em Brumadinho e Mariana. Já teve passagens por assessorias de imprensa, rádio e portais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!