Médicos atenderão pessoas com suspeita de Covid-19 em BH pela internet; serviço é gratuito

O novo coronavírus já matou quatro pessoas em BH (Pixabay/Reprodução + Amanda Dias/BHAZ)

Pacientes atendidos pelo SUS-BH (Sistema Único de Saúde) e com suspeita de Covid-19 podem fazer consulta on-line e gratuita a partir desta segunda-feira (6). A novidade foi divulgada pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) durante coletiva.

“A população vai poder se consultar on-line e vai estar disponível no site da PBH. Consultas com epidemiologista, infectologista gratuitamente por meio de convênio feito com a Unimed”, disse Kalil.

O serviço está disponível e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. As consultas são destinadas a pessoas com os sintomas de tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre.

Serviço já está disponível ao cidadão (Divulgação/PBH)

O objetivo do convênio é diminuir a circulação de pessoas do grupo de risco, idosos, gestantes e imunossuprimidos. Somente os cidadãos de Belo Horizonte com cadastro em Centro de Saúde poderão utilizar o serviço.

Como consultar?

O cidadão poderá acessar o portal da prefeitura ou o PBH APP e se cadastrar para uma Consulta On-line Coronavírus. Após confirmar o cadastro no SUS-BH, o paciente entra em uma tela para escolha da data e horário da teleconsulta, dentro da disponibilidade da rede SUS.

No dia e hora agendados, o usuário entrará novamente no sistema com seus dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e terá acesso à consulta por vídeo.

De acordo com o diagnóstico levantado, ele poderá receber orientações de isolamento domiciliar e receita de medicamento que seguirá escaneada no e-mail de cadastro informado. Com a impressão da receita, o paciente poderá buscar o medicamento no Centro de Saúde de sua área de abrangência.

Os pacientes com suspeita de Covid-19 seguirão ainda em telemonitoramento, por telefone, pela equipe da unidade de atendimento que irá ligar a cada 48h, de acordo com a indicação médica, para avaliar a evolução dos sintomas relatados na teleconsulta.

Hospital no Mineirão cancelado

O hospital de campanha previsto para ser feito no Mineirão não passará do papel. A unidade auxiliaria nos atendimentos de pacientes com a Covid-19.

De acordo com o prefeito Kalil, Marco Aurélio Barcelos, secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, foi quem impossibilitou.

“O governo não cedeu a esplanada, já tinha conversado com o governador, mas o Marco Aurélio Barcelos, garotinho, fez proposta imoral, politiqueira, pra ceder o espaço”, disse.

Kalil afirmou que rede de saúde está pronta para receber pacientes com Covid-19 (Amanda Dias/BHAZ)

Apesar da negativa, Kalil não lamentou e afirmou que a rede pública está preparada para atender os pacientes de Covid-19.

“Quando nos foi negado o remanejamento nós fizemos acerto com a Santa Casa, Hospital São Francisco e Hospital São José. Tá superado, não quero briga. Isso não é hora de promover governador e governo, é hora de salvar vidas”, concluiu.

Com PBH

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!