Ônibus ‘Cata Véio’ circula pela Grande BH pedindo que idosos fiquem em casa

onibus cata veio
A iniciativa foi tomada por um casal de empresários em Vespasiano (Katya Salomão/Arquivo Pessoal)

Em uma tentativa criativa de incentivar a população a ficar em casa durante a pandemia do novo coronavírus, um casal conquistou a cidade de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, passando pelas ruas com o “Ônibus Cata Véio”.

Os empresários Katya Salomão, de 50 anos, e André Meneghini, 54, resolveram alertar as tias de Katya, que são idosas e moram sozinhas, e pedir que elas não saíssem na rua. Com a repercussão da ideia, o casal passou a fazer o alerta a toda a cidade.

“Nós estávamos entediados de ficar em casa o dia inteiro e resolvemos que iríamos incentivar as minhas tias a ficarem em casa. Pegamos o ônibus que meu marido comprou há cerca de 60 dias, por um hobby de restaurar coisas antigas, e escrevemos ‘Cata Véio’ com pasta de dente, mesmo”, conta Katya ao BHAZ.

No domingo (5), o casal saiu com o ônibus em direção à casa de uma das tias. No caminho, o “Cata Véio” fez sucesso entre os moradores. “Vários tiravam foto, chamavam a gente e pediam para passarmos na casa de algum parente que estava saindo de casa. A princípio, a ideia era falar com as minhas tias, mas como as pessoas começaram a fazer pedidos, fomos andando pelo bairro”, conta a empresária.

Sucesso na cidade

A iniciativa, que começou como uma brincadeira consciente, acabou fazendo sucesso na cidade. O casal também levou o ônibus até Lagoa Santa, onde uma das tias mora, e recebeu o mesmo apoio. Ainda no domingo, eles passaram quatro horas andando pelas ruas, incentivando a população a ficar em casa.

E o objetivo da ideia foi cumprido. “Agora, quando as minhas tias ameaçam sair na rua, os vizinhos já falam: “vou chamar o Cata Véio!”. Nessa terça (7), formaram uma fila enorme em um banco e eu recebi várias ligações pedindo para passarmos lá e alertar as pessoas. Era uma brincadeira de família, mas está surtindo efeito e ajudando a cidade”, diz Katya.

O casal ainda pretende sair com o ônibus na rua neste sábado (11), por causa do feriado religioso que pode fazer com que muitas pessoas saiam de casa. “Muita gente também está ligando e mandando endereços para passarmos e fazermos o alerta. Estamos anotando e montando um roteiro para uma tarde descontraída e de conscientização”, completa ela.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a cidade de Vespasiano ainda não tem nenhum registro de casos confirmados de Covid-19. Apesar disso, Katya acredita que todo cuidado é pouco, principalmente pela proximidade da cidade ao Aeroporto de Confins, que pode ser uma “porta de entrada”.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!