EUA investiga se coronavírus ‘vazou’ de laboratório chinês; cientistas negam

eua investigam coronavirus
Cientistas negam que o vírus tenha surgido em laboratório (Evan El-Amin/Shutterstock + Envato)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na quarta-feira (15) que o governo americano começou a investigar os rumores de que o novo coronavírus teria surgido em instituto de virologia da cidade de Wuhan. A China afirma que as primeiras pessoas com a Covid-19 foram infectados em um mercado na cidade.

Em uma coletiva de imprensa, Trump foi questionado por um repórter se sabia dos boatos de que o vírus teria surgido em um laboratório chinês. O presidente afirmou que, cada vez mais, tem ouvido essa história. “Estamos fazendo uma investigação minuciosa sobre essa situação horrível”, disse Trump.

Em resposta, o porta-voz do governo chinês afirmou que os Estados Unidos querem confundir a população e que rastrear a origem do vírus é uma questão científica séria, que depende de análise profissional. A informação é do G1.

O chefe do estado maior das Forças Armadas dos Estados Unidos, Mark Milley, afirmou na terça-feira (14) que as pesquisas ainda não são conclusivas, mas que a inteligência norte-americana indica que o vírus provavelmente surgiu de forma natural.

O ministro das Relações Exteriores da China também afirmou, na quinta-feira (16), que a Organização Mundial da Saúde (OMS) não tem evidências de que o novo coronavírus tenha sido feito em um laboratório.

Cientistas negam teoria

Um estudo publicado na revista Nature em março afirma categoricamente que o novo coronavírus “não é uma invenção de laboratório ou um vírus manipulado propositalmente”. A pesquisa procurou encontrar uma origem para o vírus.

“Apesar das evidências mostrarem que o SARS-CoV-2 não foi manipulado propositalmente, é impossível provar ou refutar outras teorias de sua origem [descritas na pesquisa]. Entretanto, já que observamos todas as características do vírus, não acreditamos que nenhum cenário relacionado a laboratórios seja plausível”, diz um trecho do estudo.

Edward Holmes, biólogo australiano da Universidade de Sidney, mapeou o genoma do novo coronavírus e também garante que não há evidências que mostrem que o vírus tenha surgido em um laboratório em Wuhan.

“Os coronavírus, como o SARS-CoV-2, são comumente encontrados em vida selvagem e frequentemente passam para novos hospedeiros. Essa é a explicação mais provavel para a origem do SARS-CoV-2”, afirmou o cientista ao jornal Asia Times.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!