Professora de inglês é ameaçada de morte após corrigir pronúncias em vídeo: ‘Coisa muito pesada’

professora inglês
Shakti Janiake posta vídeo com dicas de inglês (Instagram/Reprodução)

Uma professora de inglês sofreu ameaças de morte após um vídeo em que mostrava a pronúncia correta de nomes de algumas marcas. O vídeo, muito similar a outros que existem no aplicativo TikTok, foi bastante criticado. Em um pronunciamento, ela explica que, além das ameaças de morte, tem sofrido linchamento virtual e ataques homofóbicos.

“Quero falar sobre linchamento virtual, sobre ameaças de morte, ameaças de agressão, comentários e ataques homofóbicos que estamos sofrendo. É uma coisa extremamente séria, que vocês estão super ligados com isso, eu imagino, e que a gente tem passado nos últimos dias”, disse a professora Shakti Janiake, de São José do Rio Preto (SP), pelo Instagram.

A professora começou a ser atacada após ela ter publicado um outro vídeo em que aparece com a esposa, Sofia, ensinando a pronúncia correta do nome de algumas marcas. O vídeo é bem similar com outros publicados na plataforma e não tem nada polêmico, por isso a estranheza com os ataques.

https://twitter.com/zacteixeira/status/1252378370807001090

‘Não foi minha intenção’

Sobre o vídeo de dicas de inglês que viralizou, a professora relembra que deixou claro no começo e na legenda que eram palavras em inglês. “Entendo que minha abordagem de fazer em português pode ter gerado confusão. Achei que se fosse todo em inglês ficaria maçante e nada didático… Mas super entendi o ponto de algumas pessoas, que parece que coloco a forma abrasileirada como errada, e essa não foi minha intenção”, começa.

A professora continua e diz que o que está acontecendo é algo muito sério. “É uma coisa muito pesada, que qualquer pessoa na minha situação se mataria. Qualquer pessoa gostaria de sumir neste momento, de tão sérias que estão sendo as agressões. Peço que vocês repensem quando forem falar alguma coisa, porque foi um vídeo inofensivo, com o sentido educacional, por mais que a abordagem tenha sido falha. Agradeço muito a compreensão de vocês não tacarem tanto ‘hate’ (ódio, em inglês)'”.

Após o pronunciamento, muitas pessoas saíram em defesa da professora. Pelo Twitter, o vídeo já foi visto mais de 1,5 milhão de vezes. Veja a repercussão:

https://twitter.com/serotexana/status/1253144398411505665
https://twitter.com/weishenzui/status/1253152921627308033
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!