Após demissão e acusações de Moro, Bolsonaro afirma que vai ‘restabelecer a verdade’ ainda hoje

Coletiva de Bolsonaro será a partir das 17h
Coletiva de Bolsonaro está programada para ocorrer a partir das 17h (Carolina Antunes/PR)

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), anunciou que vai “restabelecer a verdade” em uma coletiva que será realizada no fim da tarde desta sexta-feira (24), em Brasília. O anúncio foi feito em publicação no Twitter, na qual cita as demissões do ex-ministro Ministério da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e do ex-diretor-geral da PF (Polícia Federal) Maurício Valeixo.

“Hoje às 17h, em coletiva, restabelecerei a verdade sobre a demissão a pedido do Sr. Valeixo, bem como do Sr. Sérgio Moro”, postou o presidente da República nas redes sociais.

Saída de Moro

O agora ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, deixou o cargo, nesta sexta, depois da exoneração do diretor-geral da PF, Maurício Valeixo. A demissão de Valeixo foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro por meio do Twitter e foi publicada no Diário Oficial da União de hoje.

Em pronunciamento feito no fim da manhã, Moro afirmou que Bolsonaro não manteve a promessa de conferir ao ministro “carta branca” na gestão da pasta. “O problema é o porquê trocar. É permitir a interferência política na Polícia Federal”, justificou Moro.

+ Moro pede demissão e acusa Bolsonaro de interferência política na PF: ‘Tiraram minha carta branca’

O ministro contou ainda que Bolsonaro quer nomear alguém da confiança dele “para colher relatórios e informações e até atender ligações”. O ex-juiz relatou que não concorda com a proximidade do Executivo com as investigações da corporação. Bolsonaro teria informado ainda ao ministro que gostaria de saber mais sobre investigações de processos que correm em tribunais superiores.

É importante lembrar que os filhos de Bolsonaro estão envolvidos em investigações que são encabeçadas pela PF. Há um inquérito ainda sobre notícias falsas, em que o presidente é citado.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!