Madrugada de terror: Cidade é sitiada durante 3h por bandidos, que roubam dinheiro do auxílio emergencial

madrugada terror ourinhos sitiada preso teto
Ourinhos foi sitiada por assaltantes fortemente armados (Reprodução/Redes sociais

A cidade de Ourinhos, no interior de São Paulo, vivenciou cenas dignas de filme na madrugada deste sábado (2). Cerca de 40 criminosos fortemente armados sitiaram o Centro do município por cerca de 3h, espalharam terror pelos moradores e roubaram dinheiro que seria distribuído para o pagamento do auxílio emergencial. Até o fim da tarde de hoje, ninguém tinha sido preso e informações extraoficiais davam conta de até R$ 80 milhões roubados.

“Tem criança que não está conseguindo dormir, idosos com medo, estressados. Só agora, no fim da tarde, é que a adrenalina dos adultos está diminuindo. Comentamos por aqui que Ourinhos só viu tanta bala assim na Revolução Constitucionalista de 1932, quando nossa região recebeu alguns campos de batalha”, afirma o repórter local Alexandre Mansinho, que gravou o mega-assalto.

A ação ganhou contornos dramáticos justamente por ser filmada por vários moradores, amedrontados em seus apartamentos, e por Mansinho, que transmitiu ao vivo praticamente todo o período em que os criminosos atuaram. Os bandidos chegaram a prender um refém no teto do veículo e até ameaçaram quem gravava o roubo. “Minha sorte é que ele [assaltante] não atirou na minha cabeça agora”, diz um morador após ser ameaçado.

Angústia

A ação começou entre o fim da noite de ontem e o início desta madrugada, por volta da 0h. “Recebi a informação de várias fontes falando que uma agência no Centro da cidade estava sendo roubada. Aqui tem um clima de cidade pacata do interior, mesmo com 120 mil habitantes. Peguei minha moto, sem colocar uniforme, de bermuda mesmo, e fui para o endereço achando que se tratava de um bandido com pé de cabra”, diz ao BHAZ o jornalista Alexandre Mansinho, que ganhou fama justamente por transmitir o roubo ao vivo.

Quando chegou no local, o repórter levou um susto. “Os quarteirões do Centro estavam fechados. Em um primeiro momento, achei até que já fosse a polícia. Mas, pra minha sorte, passou um carro com uma família e os falsos policiais começaram a xingar. Percebi que eram, na verdade, criminosos”, conta o repórter.

A partir daquele momento, começou uma verdadeira cruzada. O jornalista ficou escondido transmitindo, ao vivo, uma operação digna de filmes, com dezenas de bandidos fortemente armados e carros pretos, grandes. “Eles chegaram atirando pra intimidar a polícia. Metralharam uma unidade da PM no Centro. Os tiros iluminavam o céu, algo que nunca tinha visto”, relata.

“Foi um trabalho importante porque serviu também para tranquilizar a população quando eu mostrei que os bandidos foram embora. Na hora não senti medo. Estava cuidando para que eles não me vissem. Fiquei ali quase 2h30, 3h naquele local e nem percebi que o tempo passou. Só fui perceber quando a bateria do celular foi acabando”, diz Mansinho.

Refém preso no teto do carro

Reprodução/Redes sociais

A dramaticidade do assalto contou ainda com um refém preso em cima de um carro. Uma família que transitava com seu carro e passou no perímetro isolado pelos bandidos foi rendida. Ao todo, foram seis reféns, sendo dois vigilantes. “Um dos motoristas foi preso no teto do carro pra evitar represália da polícia”, relata o repórter Alexandre Mansinho.

Procurada, a PM afirmou que “a ação criminosa resultou em confrontos com os policiais militares, sendo que duas pessoas que estavam transitando nas imediações do local do crime acabaram atingidas por estilhaços de projetil”. “Ambas foram socorridas, medicadas e liberadas. Não houve policiais militares feridos”, informa a corporação, por nota.

Diálogo inusitado

O assalto ainda teve uma cena no mínimo inusitada. Um rapaz que filmava a ação dos bandidos teve a atenção chamada.

– “Vai dormir, faz favor, guarda esse celular aí”, diz o criminoso ao perceber a filmage.
– “Ah, desculpa”, se assusta o rapaz ao esconder o celular.
– “Vai dormir”, reforça o bandido.
– “Tudo bem”.

Após o diálogo, o autor da filmagem ainda desabafa. “Amados, um homem pegou eu com celular aqui, tô ferrado. Minha sorte é que ele não atirou na minha cabeça agora”. Veja:

Aproveitadores presos

E ainda teve quem tentasse se aproveitar do momento de pânico logo após a saída dos criminosos. Dois homens foram presos pela polícia tentando roubar uma loja.

“A polícia flagrou dois cidadãos tentando roubar uma joalheria. Eles tinham uma inteligência raríssima… A cidade inteira tomada de policiais não só de Ourinhos, mas de Lins, Marília, Assis… Até a PRF entrou na cidade. E eles resolvem roubar uma loja”, comenta Mansinho.

Confira compilado dos vídeos feitos por moradores:

Nota da PM na íntegra

“Por volta das 02h00 do dia 02/05/20, cerca de 40 criminosos utilizando explosivos efetuaram roubo a uma agência bancária na área central da cidade de Ourinhos/SP. A ação criminosa resultou em confrontos com os Policiais Militares, sendo que 02 pessoas que estavam transitando nas imediações do local do crime acabaram atingidas por estilhaços de projetil. Ambas foram socorridas, medicadas e liberadas. Não houve Policiais Militares feridos. Em razão da utilização de explosivos na ação criminosa, o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) foi acionado para as providências relativas a neutralização dos artefatos encontrados. A Polícia Militar está empenhada nas buscas aos criminosos, com a utilização do Helicóptero Águia, além das equipes de Força Tática de toda a região”.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!