Prefeitura de BH deve construir mais de 3 mil novas lápides em cemitérios da capital

prefeitura de bh vai construir 3.150 novas lapides em bh
Serão 3.150 novas vagas nos cemitérios de BH (Regional Leste/PBH)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) pretende contratar uma construtora para fazer 1.050 carneiros com três gavetas cada nos cemitérios públicos da capital, que corresponde a uma capacidade de 3.150 sepultamentos. A informação foi publicada no DOM (Diário Oficial do Município) desse sábado (9).

A medida foi publicada como uma Ratificação de Dispensa de Licitação, que isenta a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, órgão que controla os cemitérios públicos de BH, da necessidade de realizar um chamamento público para a contratação do serviço. Segundo o documento, a decisão busca atender “às necessidades emergenciais dos cemitérios públicos municipais da Saudade, da Paz e da Consolação”.

Reprodução/DOM

No último dia 28, o prefeito Alexandre Kalil (PSD), já havia anunciado, em uma live, a liberação de 1.900 covas em BH como precaução para um possível aumento de mortes por Covid-19 na cidade.

+ Kalil sobe tom contra empresários e diz querer evitar ‘cenas de filme de terror’: ‘Eleito pelo povo de BH’

Procurada pela reportagem (leia o posicionamento abaixo na íntegra), a PBH disse que a “infraestrutra para mais 1.900 sepultamentos anunciada pelo Prefeito Alexandre Kalil no final de abril já está contemplada no contrato emergencial publicado neste sábado no Diário Oficial do Município” e que o contrato em questão – para atendimento de 3.150 sepultamentos e estimado em cerca de R$ 1 milhão -, faz parte de um plano de contingência para as quatro necrópoles municipais.

A nota enviada ao BHAZ diz, ainda, que os cemitérios estão trabalhando em regime de alerta e que as ampliações visam “atender não somente a óbitos por COVID-19 mas também a demanda geral da cidade”, mas que diante do cenário de pandemia, “é também uma forma de minimizar o impacto nestes serviços diante de um possível aumento da demanda nas próximas semanas.”

Belo Horizonte tem, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 25 óbitos confirmados pela Covid-19.

Nota da Prefeitura de BH

A Prefeitura de Belo Horizonte elaborou, preventivamente, um plano de contingência para as quatro necrópoles municipais (Cemitérios da Paz, da Consolação, da Saudade e do Bonfim).

A ampliação da infraestrutra para mais 1.900 sepultamentos anunciada pelo Prefeito Alexandre Kalil no final de abril já está contemplada no contrato emergencial publicado neste sábado no Diário Oficial do Município. Ela constitui a primeira etapa deste plano, que será colocado em prática gradativamente, conforme a necessidade. O contrato em questão – para atendimento a até 3150 sepultamentos – está estimado em cerca de R$1 milhão e possui cláusulas de segurança que resguardam à Prefeitura o direito de interromper a qualquer momento, sem ônus ao município, a execução desta ampliação caso os cenários e projeções demonstrem uma desaceleração na demanda.

Os cemitérios estão trabalhando em regime de alerta, considerando cenários e projeçoes que são re-analisados diariamente. Esses estudos direcionam a necessidade ou não de adoçao de novas medidas e novas etapas do plano.

Na primeira etapa do plano estão sendo contemplados 3 cemitérios (Paz, Saudade e Consolação), com ampliações para atender não somente a óbitos por COVID-19 mas também a demanda geral da cidade. Vale lembrar que, mesmo sem a pandemia, a média mensal de sepultamentos nas quatro necrópoles é de cerca de 840 sepultamentos (em 2019, ela foi de 848,25). Portanto, a ampliação em curso nada mais é do que uma antecipação da disponibilidade de infraestrutura para sepultamentos e, tendo em vista o cenário de uma pandemia, é também uma forma de minimizar o impacto nestes serviços diante de um possível aumento da demanda nas próximas semanas. Esse investimento nao será perdido, uma vez que a estrutura adicional que for implantada – e por hora ela é parcial – será naturalmente utilizada ao longo do ano, ainda que não houvesse o cenário de pandemia.

Reforce a proteção contra o vírus

Autoridades de saúde orientam que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Moisés Teodoro[email protected]

Analista de mídias digitais, fotógrafo e produtor audiovisual no BHAZ. Formado em Publicidade e Propaganda no Centro Universitário UNA. No portal desde abril de 2019, também já atuou como analista de conteúdo patrocinado e repórter. Esteve em grandes coberturas como o carnaval de BH e eleições municipais. Participou de reportagens vencedoras do prêmio CDL/BH de Jornalismo em 2021 (primeiro lugar na categoria internet) e em 2019 (segundo lugar na categoria internet).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!